Bienal Internacional de Curitiba 2013

Bienal de Curitiba lança edital para obras de artistas universitários



Em sua edição comemorativa de 20 anos, a Bienal Internacional de Curitiba contará com obras de artistas universitários da cidade. O CUBIC ? Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba lança o edital para participação de estudantes em sua programação de exposições.

As inscrições para o edital são gratuitas e estão abertas aos alunos dos cursos de graduação de Artes Visuais das instituições públicas de Curitiba: EMBAP ? Escola de Música e Belas Artes do Paraná, FAP ? Faculdade de Artes do Paraná e UFPR ? Universidade Federal do Paraná. Para realizar a inscrição, os candidatos devem entregar suas propostas nos postos de coleta de cada faculdade até o dia 27 de maio. O resultado será divulgado no dia 17 de junho.

As exposições de artes visuais, obras audiovisuais e performances serão realizadas nas próprias instituições de 03 de setembro a 08 de novembro, durante a realização da Bienal Internacional de Curitiba. A mostra será divulgada em veículos de comunicação, bem como em material gráfico impresso e digital com informações das obras e dos artistas selecionados.

Mediadores do CUBIC

Os alunos dos cursos de Artes Visuais também poderão participar como mediadores das exposições do CUBIC, candidatando-se a vagas de estágios no mesmo período de inscrição.

ERRATA:

Em 30 de abril, errata do presente edital foi publicada com as seguintes alterações:

Item 2.1. alterado devido à demanda de estudantes de artes cênicas e música. O edital do CUBIC 2013 passa a ser aberto também a estudantes dos cursos de artes cênicas e música das universidades contempladas pelo edital.

Item 3.1. inclui a obrigatoriedade de envio de versão digital da ficha de inscrição para o e-mail cubic@bienaldecuritiba.com.br

Item 6.1. passa a incluir, entre os espaços expositivos, a sala de exposição do Sesc da Esquina.



Confira nos links abaixo todas as informações para participar:






 

Bienal de Curitiba realiza ciclo de palestras para formação de mediadores



A Bienal Internacional de Curitiba está convocando candidatos a mediadores para  trabalhar durante o período de exposições, de 31 de agosto a 1º de dezembro.

Os mediadores terão a função de atender a grupos (escolares ou não) e visitantes, criando um diálogo entre o espectador e as obras expostas. Para participar do Projeto Educativo da Bienal, os candidatos precisarão frequentar o ciclo de palestras com profissionais da arte-educação, com início da primeira turma marcado para o dia 06 de maio.

O ciclo terá sete módulos, com carga horária total de 12h. Uma nova rodada de palestras com uma segunda turma de candidatos terá início no dia 8 de junho. As vagas são limitadas. Para obter mais informações e fazer inscrições, basta escrever para educativo@bienaldecuritiba.com.br.

Serviço:
Ciclo de palestras para formação de mediadores da Bienal Internacional de Curitiba

Conteúdo
Apresentação do projeto curatorial e projeto educativo da Bienal
Oratória e comunicação: como falar em público
Mediação como trabalho de investigação
Mediação: vídeo e produção de sentido
Mediação: diversidade e multiplicidade
Mediação como um trabalho de investigação
Mediação e acessibilidade

Turma A
Dias 6 de maio, das 10h às 12h
De 14 a 17 de maio, das 19h às 21h
Dia 20 de maio, das 14h às 16h

Turma B
Dia 8 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Dia 15 de junho, das 8h às 12h e das 12h às 16h

Locais
Sala Scabi (Solar do Barão) - Presidente Carlos Cavalcanti, 533
Auditório Brasílio Itiberê (SEEC) - Cruz Machado, 138

Vagas limitadas. Inscrições e informações: educativo@bienaldecuritiba.com.br

Mostra Universitária de cinema do FICBIC prorroga inscrições



Uma boa notícia para os jovens cineastas que querem mandar suas produções para a Mostra Universitária do FICBIC - Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba - Vento Sul 20 Anos: as inscrições foram prorrogadas até o dia 6 de maio. Com isso, os participantes ganham um pouco mais de tempo para concorrer a quatro viagens para o 64º Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2014.

O prêmio máximo será dado aos vencedores de cada categoria: ficção, documentário, videoclipe e vídeo experimental. As obras selecionadas serão exibidas no Cine Guarani, em Curitiba, de 25 a 28 de setembro de 2013, com a cerimônia de premiação marcada para o dia 29. Todas as informações podem ser encontradas no site www.ficbic.com.br.

FICBIC ? Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba ? VentoSul 20 Anos

O FICBIC será realizado durante a Bienal de Curitiba, que em 2013 completa 20 anos. Com curadoria do cineasta Eduardo Baggio, o festival contará com uma mostra de filmes contemporâneos nacionais e internacionais.

O Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba ? VentoSul 20 Anos é apresentado conjuntamente pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba / Prefeitura Municipal de Curitiba e Banco Itaú, patrocinador master. O FICBIC tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, AVEC-PR e SESI-PR e conta ainda com patrocínio pedagógico do Instituto Votorantim, patrocínio da Volvo e co-patrocínio da Barigui Financeira.


Curadora se reúne com artista Juli Susin



Na última semana, a curadora adjunta à curadoria geral da Bienal Internacional de Curitiba 2013, Adriana Almada, esteve reunida, em Paris, com o artista Juli Susin.

Susin é um dos artistas confirmados para a edição de 2013 da Bienal. Nascido em Moscou (1966), ele atualmente vive em Paris e Berlim. Além de artista -trabalhando sobretudo com fotografia e escultura- Susin é editor de livros de artista. Ele já trabalhou em projetos colaborativos e editoriais com Jason Roadhes, Andy Hope 1930, Gianfranco Sanguinetti, André Butzer, Jonathan Meese, Ralph Ramney, Kai Althof, entre outros artistas.


O artista Juli Susin com a curadora Adriana Almada | Foto: Lucia Sotnikova

Na reunião, curadora e artista conversaram sobre as obras que estarão na Bienal de Curitiba de 2013, que acontece entre 31 de agosto e 1º de dezembro.


Bienal aberta a projetos



Bienal Aberta busca incentivar atividades propostas pela comunidade

Em busca de consolidar a cena cultural da cidade e promover a sinergia entre diferentes áreas culturais, a Bienal Internacional de Curitiba de 2013 lança a Bienal Aberta.

A seção abre a Bienal às programações da cidade de Curitiba que tenham interesse em somar-se à realização da Bienal. A ideia é que os programas sejam livremente concebidos e realizados, de modo que representem a participação espontânea de instituições públicas e privadas.

As atividades ? nas áreas de artes visuais, dança, cinema, música, teatro, publicações e educação ? não estarão sujeitas ao controle curatorial da Bienal, mas à coordenação de agendas e serão divulgadas pela Bienal em seu site e guia. A responsabilidade da coordenação da Bienal Aberta é de Tom Lisboa.


Tom Lisboa coordena a Bienal Aberta

Dentro da programação da Bienal Aberta, a própria organização da Bienal Internacional de Curitiba promoverá a realização de atividades durante a Corrente Cultural e Virada Cultural, o FICBIC - Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba ? VentoSul 20 Anos, o projeto de mobilização criativa ?Catavento?, de autoria do coordenador Tom Lisboa, e atividades nas áreas de dança e música.

Pessoas ou instituições interessadas em propor atividades para a Bienal Aberta deverão entrar em contato pelo e-mail bienalaberta@bienaldecuritiba.com.br, com informações completas sobre a atividade.

Festival de Cinema da Bienal abre inscrições para mostra universitária



A mostra universitária competitiva do FICBIC ? Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba está com inscrições abertas.

As inscrições vão até o dia 22 de abril e são abertas a estudantes de ensino superior ou técnico de todo o país, nas categorias Ficção, Documentário, Videoclipe e Vídeo experimental.

Segundo Helena Santana, coordenadora da mostra universitária competitiva do FICBIC, a competição universitária é fundamental para ?absorver as tendências do que os realizadores estão fazendo, pensando e produzindo quando ainda estão da universidade, estudando. Sem muitas amarras, os estudantes estão experimentando, e dessa experimentação podem surgir obras muito interessantes?.

?Ao assistir produções de outras universidades também e ao discutir a linguagem audiovisual, os estudantes exercitam seu espírito crítico e podem produzir obras ainda melhores. A qualidade melhora e o público melhora junto?, completa a coordenadora.


O primeiro colocado em cada categoria da universitária competitiva do FICBIC será premiado com troféu e uma viagem para Berlim, no período do Festival de Cinema de Berlim, um dos mais importantes do mundo.

A exibição dos selecionados acontece entre os dias 23 e 28 de setembro. Além da mostra universitária, o FICBIC conta com uma mostra contemporânea internacional e nacional, com curadoria do cineasta Eduardo Baggio.

O Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba é apresentado conjuntamente pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba / Prefeitura Municipal de Curitiba e Banco Itaú, patrocinador master. O FICBIC conta ainda com patrocínio pedagógico do Instituto Votorantim, patrocínio da Volvo e co-patrocínio da Barigui Financeira.

Saiba mais e inscreva-se em: www.ficbic.com.br