Bienal Internacional de Curitiba 2013

Curadores reúnem-se em Curitiba



No último sábado (2), a equipe de curadores da Bienal Internacional de Curitiba reuniu-se com membros da comissão organizadora.


Os curadores gerais Teixeira Coelho e Ticio Escobar em reunião | Foto: Rodrigo Cardoso

O objetivo da reunião foi a apresentação e o debate acerca das curadorias componentes da Bienal, + Circuitos ? compostos por atividades apoiadas pela Bienal ? e Bienal Aberta, que reúne iniciativas comunitárias incentivadas pela Bienal.


Curadores reuniram-se em Curitiba no dia 2 de março | Foto: Rodrigo Cardoso

Participaram da reunião os curadores gerais Teixeira Coelho e Ticio Escobar, a curadora adjunta Adriana Almada, a coordenadora curatorial Stephanie Dahn Batista ? acompanhada dos jovens curadores  Angelo Luz, Debora Santiago e Renan Araujo ? e os curadores convidados Fernando Ribeiro, Maria Amélia Bulhões, Ricardo Corona e Tom Lisboa. A Comissão Organizadora esteve representada por Luciana Casagrande Pereira, Presidente do Instituto Paranaense de Arte, Luiz Ernesto Meyer Pereira, Diretor Geral da Bienal, Solange Lingnau, Gerente Geral e Ana Rocha, Assessora da Direção.


Curadorias e artistas da Bienal são apresentados em reunião de trabalho em Curitiba | Foto: Rodrigo Cardoso


Equipe de curadores da Bienal Internacional de Curitiba 2013 | Foto: Rodrigo Cardoso

 


Ministra da Cultura é convidada para abertura da Bienal



Em visita a Curitiba realizada na última quinta-feira (28/2), a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve reunida com representantes da Bienal Internacional de Curitiba.

Confira como foi o encontro:


Solange Lingnau, Gerente Geral e Luiz Ernesto Meyer Pereira, Diretor Geral, apresentaram a Bienal Internacional de Curitiba à Ministra Marta Suplicy, acompanhada do Senador Sérgio Souza. | Foto: Rodrigo Cardoso

 


O Diretor Geral da Bienal de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira acompanhado da Presidente da Bienal, Luciana Casagrande Pereira, com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy e o Senador Sérgio Souza. | Foto: Rodrigo Cardoso

 


A Presidente da Bienal de Curitiba, Luciana Casagrande Pereira, a coordenadora curatorial Stephanie Dahn Batista, a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, o Senador Sérgio Souza, o Diretor Geral da Bienal, Luiz Ernesto Meyer Pereira e o Presidente da FIEP, Edson Campagnolo. | Foto: Rodrigo Cardoso

 


Curadora associada Tereza de Arruda visita espaços em Curitiba



No último dia 23, a curadora associada Tereza de Arruda ? que vive em Berlim ? esteve em Curitiba para visitar os espaços que compõe a sua curadoria para a Bienal Internacional de Curitiba 2013.

A curadora visitou o Centro Cultural Sistema FIEP (SESI-PR), o Paço da Liberdade (SESC-PR) e a Biblioteca Pública do Paraná.


A curadora associada Tereza de Arruda, acompanhada do Diretor Geral da Bienal, Luiz Ernesto Meyer Pereira

Utilizando como base o conceito estabelecido pela curadoria geral da Bienal, Tereza ressalta: "A inexistência de uma temática abre um precedente infinito de possibilidades a serem exploradas diante de indagações e inquietações que norteiam a contemporaneidade".

A curadora associada salienta que, ao agrupar certos artistas no mesmo espaço físico, a preocupação é em criar um diálogo entre as propostas e obras expostas.


Shana Lima Adayme, Técnica de Atividades do Paço da Liberdade, acompanha a visita da curadora ao espaço, ao lado da Gerente Geral da Bienal, Solange Lingnau


Bienal Internacional de Curitiba apresenta a programação 2013 ao prefeito Fruet



O novo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, conheceu em primeira mão a programação da Bienal Internacional de Curitiba 2013 em uma reunião realizada no dia 21 de fevereiro com os organizadores do evento.


Prefeito de Curitiba conhece a programação da Bienal Internacional de Curitiba 2013. Na foto, Luiz Ernesto Meyer Pereira, Stephanie Dahn Batista, Gustavo Fruet, Luciana Casagrande Pereira e Solange Lingnau.

Diversos materiais de divulgação foram apresentados a Fruet por Stephanie Dahn Batista, coordenadora curatorial da Bienal Internacional de Curitiba 2013. O prefeito deu as boas-vindas a esta edição da Bienal, que acontece entre 31 de agosto e 1º de dezembro e comemora 20 anos com uma programação especial espalhada por mais de cem espaços da cidade.

Também participaram do encontro o diretor geral da Bienal Internacional de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira; a gerente geral, Solange Lingnau, e a Presidente do Instituto Paranaense de Arte, Luciana Casagrande Pereira.


Jovens curadores participam da Bienal Internacional de Curitiba de 2013



A edição de 2013 da Bienal de Curitiba contará com um núcleo inédito de curadoria coletiva, denominado Prêmio Jovens Curadores.

Sob a coordenação de Stephanie Dahn Batista, as propostas do grupo de jovens curadores ocuparão espaços no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Museu de Arte Contemporânea do Paraná / Casa Andrade Muricy e Museu Municipal de Arte ? MuMA.


A curadora Stephanie Dahn Batista coordena o Prêmio Jovens Curadores

A equipe de jovens curadores selecionada pela coordenadora curatorial já está trabalhando e é composta por: Angelo Luz, Debora Santiago, Kamilla Nunes e Renan Araujo.

Com raízes conceituais na figura fractal, a equipe de jovens curadores trabalha coletivamente e em pequenos grupos: as partes divididas são semelhantes à figura original do todo quanto a suas propriedades, afirma a coordenadora curatorial Setphanie Dahn Batista. Segundo a coordenadora, ?o processo coletivo fractal questiona a autoridade única do curador, criando células múltiplas de curadoria e se entende como um discurso sobre curadoria (...) que experimenta os formatos possíveis de curadoria para uma Bienal Internacional.?

A seleção de artistas feita pelos jovens curadores em conjunto com a coordenadora curatorial inclui artistas nacionais e internacionais.


Literatura na Bienal Internacional de Curitiba - programação



Confira os horários e trajetos das leituras de poesias da antologia "Fantasma Civil" nos ônibus de Curitiba:

segunda-feira, 21 de outubro
09:00 - 10:00 Carlos Gomes -> Boqueirão -> Carlos Gomes
10:00 - 11:00 Carlos Gomes -> Pinheirinho -> Carlos Gomes

terça-feira, 22 de outubro
10:00 - 12:00 Executivo Aeroporto

quarta-feira, 23 de outubro
09:00 - 10:00 Estação Central -> Capão Raso -> Estação Central
10:00 - 11:00 Estação Central -> Santa Cândida -> Estação Central

quinta-feira, 24 de outubro
09:00 - 11:00 Executivo Aeroporto
17:00 - 18:00 Rui Barbosa -> Campo Comprido -> Rui Barbosa
18:00 - 19:00 Rui Barbosa -> Centenário -> Rui Barbosa

sexta-feira, 25 de outubro
10:00 - 11:00 Rui Barbosa -> Campo Comprido -> Rui Barbosa
11:00 - 12:00 Rui Barbosa -> Centenário -> Rui Barbosa
16:00 - 17:00 Estação Central -> Sta Cândida -> Estação Central
17:00 - 18:00 Estação Central -> Capão Raso -> Estação Central

Confira outras ações da curadoria de literatura da Bienal Internacional de Curitiba 2013:

"Fantasma Civil"
Lançamento da antologia poética com leitura de poemas
Data: 21 de outubro
Local: Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7 | Centro)
Horário: 17h
Tel.: (41) 3321-3220
Ingresso: Gratuito

Bate-papo com autores
Com Leonarda Glück, Luci Collin, Roberto Prado, Sérgio Viralobos e Vanessa C. Rodrigues
Mediador: Ricardo Corona
Data: 22 de outubro
Horário: 19h30
Local: Livraria da Vila (Pátio Batel | Av. do Batel, 1868 I Batel I Loja 314)
Tel.: 3020-3500
Ingresso: Gratuito

Leitura de poesias em travessia de barco
Data: 19 de outubro
Local: Passeio Público
Horário: das 10h às 12h e das 14h às 16h, com saídas a cada 30 minutos
Ingresso: Gratuito

Instalação sonora "O sexo vegetal", de Sérgio Medeiros
Data: até 1º de dezembro
Local: Estufa do Jardim Botânico (Rua Eng. Ostoja Roguski, 690 | Jardim Botânico)
Horário: Todos os dias, das 6h às 20h
Telefone: (41) 3264-6994
Ingresso: Gratuito

Projeção do poema "aA Momento de Simetria", de Arturo Carrera
Data: 9 de novembro
Local: Casa da Memória (Rua São Francisco, 319 | Centro)
Horário: a confirmar
Telefone: (41) 3321-3230
Ingresso: Gratuito