Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia em visita à Bienal Internacional de Curitiba
O Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia esteve em Curitiba no dia 12 de novembro e visitou as exposições da Bienal Internacional de Curitiba 2013 no Museu Oscar Niemeyer (MON). Durante a visita, o rei prestigiou algumas das obras dos artistas suecos que participam desta edição da Bienal, além de trabalhos de artistas brasileiros e de outras nacionalidades.
Em sua passagem, o Rei também conheceu o projeto "Casulos", da artista gaúcha Regina Silveira, que também faz parte desta Bienal. Carlos XVI pôde ver um ônibus biarticulado da Volvo, o mesmo que está circulando com a obra pela cidade, revestido com bordados gigantes. O projeto também pôde ser observado pela comitiva real na Estação Tubo Museu Oscar Niemeyer.
Artistas suecos
Quatro artistas suecos participam desta edição da Bienal: Ann-Sofi Sidén, Erik Bünger, David Svensson e Gunilla Klingberg.
As obras de videoarte de Ann-Sofi Sidén e Erik Bünger estão sendo exibidas no MON. Ann-Sofi Sidén tem uma extensa obra, não raro difícil de classificar em gêneros delimitados. Erik Bünger é artista, compositor e escritor. Seus interesses em arte incluem, de modo particular, a recepção da obra pelo espectador.
As instalações urbanas que estão despertando a atenção do público em Curitiba também contam com a marca da Suécia. A obra "Turn off the world", composta por um poste elétrico de ponta cabeça, instalado em frente ao MON, é de autoria de David Svensson. O artista acrescenta um traço que é sua frequente marca: o inusitado, o incomum, aquilo que está fora do lugar e que, exatamente por isso, põe em evidência um dos traços requeridos de toda grande arte: sua capacidade de interromper o fluxo da percepção, a que já se acostumou.
Outra obra de origem sueca é "All in one one in all", de Gunilla Klingberg. O trabalho de intervenção urbana está instalado no calçadão da Rua XV de Novembro. A artista deseja que esses grandes globos perenes, situados não sob os pés dos passantes, mas sobre suas cabeças, os guiem como estrelas próximas, quase ao alcance das mãos.