Bienal Internacional de Curitiba 2013

Artista japonesa apresenta vídeo e convida curitibanos a trocar olhares




Convite deixado nas mesas do Brooklyn Coffee Shop

Quem frequenta o Brooklyn Coffee Shop, no bairro São Francisco, encontra um recado deixado pela artista japonesa Sakiko Yamaoka. No papel, ela incentiva os clientes a olhar para outra pessoa que esteja no mesmo local por dois, cinco, sete ou mais minutos. A ideia é fazer com que os curitibanos façam, de alguma forma, parte do projeto de Sakiko, que desenvolve uma série de vídeos que têm como tema a troca de olhares.

Neste sábado, 12 de outubro, a artista estará no mesmo café para apresentar o quarto vídeo dessa série, gravado e editado durante sua permanência em Curitiba. Batizado de "Sculpture of Eye Contacts", a produção inédita será exibida a partir das 16h.


Performance "High five gardening" no calçadão da Rua XV de Novembro

Sakiko Yamaoka está em Curitiba a convite da Bienal Internacional de Curitiba e participa da curadoria de performance, sob a coordenação de Fernando Ribeiro. Além do novo vídeo, a artista realizou a performance "High Five Gardening" na última segunda-feira. A ação consistia em fazer o tradicional gesto do "toca aí" (ou high five, em inglês) pelo calçadão da Rua XV de Novembro. A performance contou com grande participação dos pedestres que passaram pelo local.

Serviço:

Mostra de vídeos - "Sculpture of Eye Contacts"
Data: 5 a 12 de outubro
Horário: 10h às 23h (2ª a 4ª feira), 11h à 1h (5ª a sábado) e 12h às 23h (domingo)

Exibição do novo vídeo "Sculpture of Eye Contacts"
Data: 12 de outubro
Horário: 11h

Performance "Sculpture of Eye Contacts", de Sakiko Yamaoka
Data: 12 de outubro
Horário: 16h

Local: Brooklyn Coffee Shop (Rua Trajano Reis, 389 I São Francisco)
Tel.: (41) 3618-0388
www.brooklyncoffeeshop.com.br

 


Efigênia Rolim ministra oficina no Museu Oscar Niemeyer




Efigênia Rolim irá ministrar oficina neste domingo

Domingo é dia de visitar o Museu Oscar Niemeyer com entrada gratuita e, de quebra, mergulhar no universo da artista Efigênia Rolim. Ela estará no MON para ministrar a oficina "Brincando com Efigênia - construção de apitos". Os apitos serão feitos a partir de materiais orgânicos que estarão disponíveis para os participantes. A inscrição é gratuita e feita na entrada do museu -- recomenda-se chegar com antecedência. As oficinas serão ministradas às 14h, 15h15 e 16h30, e têm duração de 50 minutos.


Também no domingo, o curador assistente Luiz Carlos Brugnera fará duas visitas guiadas na sala dedicada às obras da artista, que participa da Bienal Internacional de Curitiba. As visitas serão realizadas às 11h e 15h e o ponto de encontro será entre as salas 7 e 5, no 1º piso. Essa é a primeira vez que Efigênia Rolim tem uma grande mostra de sua obra em um museu.


Serviço

Oficina "Brincando com Efigênia - construção de apitos"

Data: 06 de outubro de 2013

Horário: 14h, 15h15 e 16h30

Local: Museu Oscar Niemeyer

Entrada: Gratuita

.

Visita Guiada pelas obras de Efigênia Rolim

Data: 06 de outubro de 2013

Horário: 11h e 15h

Local: Museu Oscar Niemeyer

Entrada: Gratuita

Performer curitibana apresenta "Três horas longas" na Cinemateca




Foto: Eliana Borges

A Cinemateca de Curitiba será palco de uma performance da Bienal no próximo domingo, dia 6. A curitibana Margit Leisner apresentará "Três horas longas", que, apesar do nome, terá previsão de 40 minutos de duração.

A reconhecida artista performática Margit Leisner estudou Artes Visuais com aprofundamento em Performance Arte, na F + F Schule für Kunst und Mediendesign (Zürich). Suas performances partem de ações simples e se direcionam para a ressignificação do cotidiano, do espaço e do tempo presente. Questões que cruzam a vida e a arte, mas que nem sempre são vistas em sua completude, surgem no mais sutil fazer da artista.

Serviço

"Três horas longas", de Margit Leisner
Data: 6 de outubro, domingo
Horário: 15h
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1174 I São Francisco)
Tel.: 3321-3310
Ingresso: gratuito


Marco Paulo Rolla apresenta performance com música e esmagamento de frutas




Performance "Esmagamento Sensível", de Marco Paulo Rolla. Foto: Edouard Fraipont

No próximo sábado, o mineiro Marco Paulo Rolla estará na Rua da Cidadania Matriz a partir das 11h para realizar a performance "Esmagamento Sensível". Tocando um acordeon, o artista irá caminhar sobre frutas e verduras em meio a uma sonorização no local.

Rolla é um artista multimídia criador do CEIA - Centro de Experimentação e Informação de Arte e mestre em Artes (EBA-UFMG). Participou da programação de performance da 29ª Bienal de São Paulo (2010) e ganhou o Prêmio de Aquisição do Salão Nacional da FUNARTE-RJ e o Prêmio Edgard Gunther de Pintura (MAC-SP). Já participou de exposições coletivas no MAM-RJ, MAM-SP, Muu Gallery (Finlândia) e na Foundazione Pistoletto (Itália). Seus trabalhos encontram-se em coleções do Instituto Itaú Cultural (SP), Museu de Arte da Pampulha (BH) e Centro Cultural Inhotim (MG).

Serviço

"Esmagamento Sensível", de Marco Paulo Rolla
Data: 5 de outubro
Horário: 11h
Local: a confirmar
Ingresso: gratuito


Vivian Cáfaro faz performance na Bienal com grupo de parkour




"Anatomia", performance de Vivian Cáfaro

Vivian Cáfaro convocou um grupo de praticantes de parkour para realizar sua performance, Fortunas Forte Juvat, na Bienal Internacional de Curitiba. Depois de ensaios diários na cidade com o Grupo de Aulas de Parkour (GAP), a artista carioca apresentará sua obra no dia 6 de outubro, na Praça 29 de Março.

Cáfaro tem formação em teatro, dança e arte-educação. Nascida em 1977, desenvolve uma pesquisa relacionada ao espaço da cidade por meio da cultura alternativa do parkour. Recontextualizando as práticas do parkour por meio da performance, o seu trabalho traça um novo olhar sobre o espaço urbano. A artista é mestranda em ensino de Artes Cênicas (UNIRIO, 2013). Realizou trabalhos individuais e colaborações artísticas junto a Lia Rodrigues, Hugo Denizart, Dudendance Company, Robert Pacitti, Yann Marusich, Thomas Lehmen, entre outros.

O parkour foi criado pelo francês David Belle e consiste em mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando as habilidades do corpo para superar os obstáculos da área que circunda o praticamente.

Participantes:

Guilherme Rocha
Alessandro Potier
Leandro Henrique Pereira Fernandes
Pollyanna Lima
Alisson Dias
Matheus Barreto
Raíssa Chagas
Fabricio Baggio
Talles Di Cunto
Danilo Alves
Kelvin Moraes
Marcelo Soares da Rosa
João Dossena
Alexsandro Carvalho Sapala
Lucas Eduardo
Rudimar Catira

Coordenação: Cássio Júnior

Parceria: GAP - Grupo de Aulas de Parkour - www.gapparkour.com.br

Serviço

Performance da artista Vivian Cáfaro

6 de outubro (domingo), às 11h e às 14h
Local: Praça 29 de Março


Performer japonesa realiza três ações na Bienal Internacional de Curitiba




Performance "A Quatation" (2012), de Sakiko Yamaoka. Foto: Anna Rita Rodrigues

A japonesa Sakiko Yamaoka estará em Curitiba durante o mês de outubro. Ela é uma das artistas convidadas pela Bienal Internacional de Curitiba para fazer parte da curadoria de performance, comandada por Fernando Ribeiro.

Na segunda-feira, 7 de outubro, ela estará no calçadão da Rua XV de Novembro interagindo com os pedestres em "High Five Gardening". Já o vídeo "Sculpture of Eye Contacts" será exibido do dia 5 ao dia 12 no Brooklyn Coffee Shop da rua Trajano Reis. No último dia, 12 de outubro, ela estará no café para apresentar a performance de mesmo nome.

Sakiko tem uma longa produção em performance e um trabalho de relação com as pessoas. Desenvolve obras a partir de simples ações no espaço público, envolvendo, dialogando e relacionando-se diretamente com as pessoas. Questões relacionadas à migração e ao estrangeiro fazem parte de sua pesquisa e ganham um peso especial em sua primeira vez no Brasil.

Serviço

"High Five Gardening", de Sakiko Yamaoka
Data: 7 de outubro (segunda-feira)
Horário: 12h às 15h
Local: Calçadão da Rua XV de Novembro

Mostra de vídeo "Sculpture of Eye Contacts"
Data: 5 a 12 de outubro
Horário: 10h às 23h (2ª a 4ª feira), 11h à 1h (5ª a sábado) e 12h às 23h (domingo)
Local: Brooklyn Coffee Shop (Rua Trajano Reis, 389, São Francisco)
Tel.: (41) 3618-0388
www.brooklyncoffeeshop.com.br

Novo vídeo "Sculpture of Eye Contacts", de Sakiko Yamaoka
Data: 12 de outubro
Horário: 11h
Local: Brooklyn Coffee Shop (Rua Trajano Reis, 389, São Francisco)
Tel.: (41) 3618-0388
www.brooklyncoffeeshop.com.br

Performance "Sculpture of Eye Contacts", de Sakiko Yamaoka
Data: 12 de outubro
Horário: 16h
Local: Brooklyn Coffee Shop (Rua Trajano Reis, 389, São Francisco)
Tel.: (41) 3618-0388
www.brooklyncoffeeshop.com.br