Bienal Internacional de Curitiba 2013

Artista da Bienal convida curitibanos para meditação na Unilivre



Neste feriado de 7 de setembro, a partir do meio-dia, o artista Angelo Luz apresentará o trabalho "Meditation Performance", na Unilivre - Universidade Livre do Meio Ambiente. A obra é um dos trabalhos que integram a curadoria de performances da Bienal Internacional de Curitiba 2013 e tem uma abordagem de meditação coletiva com permanência de sete horas.

O trabalho consiste em reunir um grande número de pessoas em um ambiente de concentração, silêncio e tranquilidade, para que todos os presentes possam juntos, imaginar um futuro melhor. "O objetivo principal da performance é conectar os pensamentos de todos, independentemente das crenças pessoais, em prol de uma existência mais equilibrada", explica o artista que estenderá o trabalho performático até os arredores da Unilivre.

Para recepcionar os visitantes que desejam integrar o trabalho, uma tenda preparada com cristais, incensos e som meditativo será montada no parque, sendo possível também a meditação fora da estrutura, em uma almofada ou tapete próprio.

Os participantes são livres para integrar ou abandonar o trabalho performático na hora em que desejarem, não sendo necessária a permanência durante as sete horas de duração da performance.

Serviço:

Performance "Meditation Performance", do artista Angelo Luz

Data: 7 de setembro

Horário: 12h às 19h

Local: Unilivre - Universidade Livre do Meio Ambiente (Rua Victor Benato, 210 I Pilarzinho)

Ingresso: Gratuito

 

Bienal começa com enorme procura e muita interação com a cidade




Fila na entrada do Museu Oscar Niemeyer. Foto: Rodrigo Cardoso

A fila que se formou na entrada do Museu Oscar Niemeyer no último sábado, 31, comprovou a curiosidade do público com a Bienal Internacional de Curitiba 2013. As salas destinadas à mostra, com curadoria de Teixeira Coelho e Ticio Escobar, ficaram cheias de olhares curiosos e pessoas interessadas nos trabalhos de artistas de todo mundo, desde Efigênia Rolim e Rony Bellinho -- ambos de Curitiba -- até Luis Felipe Noé (Argentina) e Erik Bünger (Suécia).

No domingo não foi diferente: desde cedo, a fila era grande para entrar no MON. A programação não se restringiu às exposições, mas contou também com performances, como a apresentação de Efigênia Rolim com o Grupo de MPB da UFPR, a chegada de Joseph Ravens com um figurino que remetia à gralha azul, e a performance-palestra do sueco Erik Bünger.


O norte-americano Joseph Ravens caminhou por Curitiba com um figurino de gralha azul, deixando um rastro de pinhões.

No Jardim Botânico, a mandala de pedras da artista alemã Beatrice Steimer foi vista pelos visitantes que estiveram no local no ensolarado domingo. No Largo da Ordem, a Galeria Sem Licença (nos muros da Sociedade Operária) inaugurou sua mostra a céu aberto, com obras de fotógrafos de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Estados Unidos. Foi ali do lado que começou a caminhada do norte-americano Joseph Ravens, em sua performance "Strange Bird", que deixou um rastro de pinhões pela cidade até chegar ao Museu Oscar Niemeyer.


Mandala de Beatrice Steimer com a estufa do Jardim Botânico ao fundo. Foto: Rodrigo Cardoso

Está só começando. O melhor da arte contemporânea mundial está em Curitiba. São mais de 100 espaços espalhados pela cidade com uma programação especial para os três meses de Bienal. Fique ligado em nosso site e em nossa fanpage no Facebook para saber da agenda de performances, exposições, bate-papos e muito mais.


Bienal Internacional de Curitiba abre Circuito Universitário nesta terça



 


Exposição no Sesc da Esquina começa nesta terça-feira, dia 3, às 19h. Foto: Rodrigo Cardoso

Nesta terça-feira (dia 3), às 19h, será aberto o CUBIC - Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba 2013. No SESC da Esquina, jovens artistas da cidade irão expor os trabalhos que foram selecionados em edital para fazerem parte dessa mostra.

"O CUBIC surge como uma iniciativa de formação. A ideia é que CUBIC funcione, na proporção devida, nos mesmos moldes de trabalho que a mostra oficial, criando uma oportunidade aos estudantes de vivenciar a experiência de estar numa Bienal antes mesmo de ingressarem no mercado de trabalho", explicam os representantes Stephanie Dahn Batista e Angelo Luz.

Além do SESC da Esquina, os 38 trabalhos escolhidos pela comissão poderão ser vistos na FAP (Faculdade de Artes do Paraná), Embap (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), Sala Arte, Design & Cia (que fica na Reitoria da UFPR) e no DeArtes (Sala de exposição do Departamento de Artes da UFPR).

A comissão do CUBIC contou com Consuelo Schlichta (UFPR), Flávio Marinho (UNESPAR/FAP), Deborah Bruel (UNESPAR/EMBAP), Rossana Guimarães (UNESPAR/EMBAP), Ana Bárbara Mãmbula (estagiária UFPR), Arthur Aroha (estagiário EMBAP), Camila Fernanda Moro Rios (estagiária FAP), Stephanie Dahn Batista e Angelo Luz (Bienal Internacional de Curitiba).

Programação Geral CUBIC 2013

Sesc da Esquina

Artistas: Bruno Marcelino de Oliveira (UFPR), Fernanda Maria de Araújo (UFPR), Iandra Regina Baggio Tiemann (EMBAP), Juliana Rodrigues (UFPR), Lais Ribeiro Marcelino (UFPR), Lara de Lima Gomes (FAP), Luna Koch Galvão do Rio Apa (Embap), Silvana Lúcia Cordeiro (Embap)

Data: 3 de setembro (abertura às 19h) a 8 de novembro

Horário de visitação: 9h às 20h (2ª a 6ª feira) e das 10h às 17h (sábado)

Local: Rua Visconde do Rio Branco, 969 I Centro

Tel.: (41) 3304-2222

Ingresso: Gratuito

http://www.sescpr.com.br/unidades/sesc-da-esquina

DeArtes - Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná

Artistas: Adara Magalhães Garbuglio de Oliveira (FAP), Allana Schoemberger (UFPR), Alessandra Diana Luz Zilli (UFPR), Andréia Pereira dos Santos (UFPR), Elaine Regina Stankiwich (Embap), Érica Storer de Araújo (UFPR), Gislaine Pagotto (Embap), Jéssica de Souza Luz (Embap), José Alberto Tazza Munive (Embap), Juliana de Sávio Silva (UFPR), Sayuri Campos Kashimura (FAP), Sylvia Maria Quadros Capriles Bianchi (Embap), Yasmin Tatiana Kozak de Almeida (UFPR)

Data: 4 de setembro (abertura com performance de Juliana Lima Liconti - FAP às 19h) a 8 de novembro

Horário de visitação: 13h às 20h (2ª a 6ª feira) com mediação durante o

período da manhã

Local: Rua Cel. Dulcídio, 638 I Batel

Tel.: (41) 3073-7303

Ingresso: Gratuito

EMBAP - Galeria Belas Artes

Artistas: Carina de Fátima Kuretzki (UFPR), Deisi Beatriz Barcik (FAP), Ellen Cristina Polli Biora (UFPR), Fernanda Roberta de Oliveira Pinto (UFPR), Lais Ribeiro Marcelino (UFPR), Larissa Guedes Busnardo (FAP), Pedro Furlan da Silva (FAP), Rafaella Pacheco do Nascimento (UFPR), Sander Vital Riquetti (Embap), Tainá Gomes (Embap)

Data: 4 de setembro (abertura com performance com Lais Marcelino - UFPR às

20h) a 8 de outubro

Horário de visitação: 10h às 21h (2ª a 6ª feira)

Local: Rua Francisco Torres, 253 I Centro

Tel.: (41) 3362-2767

Ingresso: Gratuito

http://www.embap.br/

Reitoria da UFPR - Sala Arte, Design & Cia

Artistas: Carolina Hamulak Paulovski (FAP), Carolina Tokars Wernick (UFPR), Isabelle Linhares (Embap), Marcelo Bocian (Embap), Mariana Galli Figueiredo (FAP), Maya Weishof (UFPR) e Karen Christinne Tribess Zem (UFPR)

Data: 4 de setembro (abertura com performance de Karen Christinne Tribess

Zem - UFPR às 20h30) a 8 de novembro

Horário de visitação: 9h às 18h (2ª a 6ª feira)

Local: Rua Gal. Carneiro, 460 I Edifício Dom Pedro I

Tel.: (41) 3360-5360

Ingresso: Gratuito

http://www.ufpr.br/portalufpr/cultura-e-extensao/espacos-culturais/

Performances na FAP - CUBIC 2013

Artistas: Lais Marcelino (UFPR), Karen Christinne Tribess Zem (UFPR) e Juliana Lima Liconti (FAP)

Bate-papo com mediação: Fernando Ribeiro (curador)

Data: 18 de outubro

Horário: 19h

Local: FAP - Faculdade de Artes do Paraná (Rua dos Funcionários, 1357 I

Cabral I (41) 3250-7300

Ingresso: Gratuito

 


Mostra de web arte da Bienal Internacional de Curitiba tem exposição online




Projeto de criação coletiva The Johnny Cash Project (2012), do artista norte-americano Aaron Koblin

No último sábado, dia 31 de agosto, foi lançado o site de web arte da Bienal Internacional de Curitiba 2013. Artistas de sete países foram selecionados pela curadora convidada Maria Amelia Bulhões. As obras, que utilizam a internet como suporte artístico, estão expostas no endereço http://webarte.bienaldecuritiba.com.br.

Os trabalhos de web art são criados com recursos online e reúnem diferentes recursos multimídias, como sons, textos, gráficos, imagens fixas e em movimento, entre outros. Esse movimento de arte contemporânea é caracterizado pela interatividade, já que, em alguns casos, o usuário pode modificar e transformar o conteúdo acessado.

"As obras de web arte se expandem além dos muros da Bienal, para buscar e acolher a vida cotidiana. Todos os projetos promovem trocas físicas e também no ciberespaço, estabelecendo novos e mais amplos diálogos", afirma Maria Amelia.

A interatividade entre a obra e os internautas foi um dos requisitos para a escolha dos participantes dessa seção da Bienal. A curadoria optou por artistas que desenvolvem obras participativas, preocupados com questões sociais e com foco na experimentação.

Artistas

Os artistas Aaron Koblin (EUA), Michael Mandiberg (EUA), Antoni Abad (Espanha), Gustavo Romano (Argentina), Giselle Beiguelman (Brasil), Lucas Bambozzi (Brasil), James Bridle (Reino Unido), Michael Aschauer (Áustria), Olina Lialina (Rússia), Paula Levine (EUA) e o coletivo Woki Toki (Argentina) são os selecionados da mostra de web arte, que tem uma seção exclusiva pela primeira vez nesta edição da Bienal. A exposição virtual pode ser visualizada até o dia 1o de dezembro de 2013.


Museu Oscar Niemeyer recebe abertura da Bienal Internacional de Curitiba neste sábado




Museu Oscar Niemeyer - foto: Rodrigo Cardoso

A Bienal Internacional de Curitiba 2013 vai começar! Neste sábado, 31, o Museu Oscar Niemeyer será palco da abertura oficial do evento. A partir das 17h, as salas destinadas à Bienal estarão disponíveis para visitação. A entrada é gratuita, mediante apresentação de convite. Clique aqui para imprimir o seu.

O Museu Oscar Niemeyer receberá obras dos artistas selecionados pelos curadores gerais Teixeira Coelho e Ticio Escobar, além da curadora geral adjunta Adriana Almada. Até o dia 1º de dezembro, curitibanos e turistas poderão circular pelas salas do museu e apreciar obras de artistas do Brasil e do mundo.

A partir de domingo, 1º de setembro, todos os espaços expositivos estarão abertos ao público. Durante três meses, Curitiba irá respirar arte. Serão obras de mais de 150 artistas dos cinco continentes que estarão em museus, centros culturais, nas ruas, nos ônibus, entre muitos outros. Para ficar sabendo de tudo, acesse a página com a programação completa da Bienal Internacional de Curitiba.


Agenda de performances dão início à programação da Bienal




Zmário em sua performance. Foto: Arthur Scovino

Na última quinta-feira, 29, começaram a ser apresentadas as performances que fazem parte da programação da Bienal Internacional de Curitiba 2013. Nesta edição, elas ganham atenção especial, pois, além de estarem cada vez mais fortes e presentes no cenário internacional, oferecem um contato direto e imediato com a comunidade.

A canadense Martine Viale já está circulando por Curitiba há alguns dias. Sua performance será realizada em estações tubo, interagindo com os passageiros dos ônibus. Já o artista baiano Zmario propõe uma conversa com quem topar parar uns minutinhos e bater um papo tomando um café.

Confira todas as performances que vão acontecer na próxima semana:

Performances da artista Martine Viale
Dia 30/08, às 14h30, na estação tubo Central
Dia 31/08, às 19h30, na estação tubo Central

Bienal Aberta - Performance "Aluga-se Casa Selvática"
Dia 01/09, das 18 às 21h, e dia 4 a 8/09, das 14h às 19h
Casa Selvática (Rua Nunes Machado, 950 - Rebouças)

Performance do artista Zmário
Dia 01/09, às 10h, na Feira do Largo da Ordem

Performance do artista Joseph Ravens
Dia 01/09, às 16h, na escadaria próxima ao café do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico)

Confira aqui a programação completa da Bienal.