Bienal Internacional de Curitiba 2013

Bienal Internacional de Curitiba promove mesa redonda com curadores



No próximo dia 30 de agosto, às 16h, no Auditório Poty Lazzarotto (Museu Oscar Niemeyer) os curadores da Bienal Internacional de Curitiba recebem o público para um bate-papo sobre o processo de escolha dos artistas e suas respectivas obras.

Estarão presentes os curadores gerais Teixeira Coelho (Masp) e Ticio Escobar (Bienal de Valencia), Stephanie Dahn Batista (coordenação curatorial), Adriana Almada (curadora geral adjunta), Tereza de Arruda (curadora associada), Maria Amélia Bulhões, Fernando Ribeiro e Ricardo Corona (os três como curadores convidados), além de Tom Lisboa, coordenador da Bienal Aberta e curador da Fotomobilização Catavento. Angelo Luz, Debora Santiago, Kamilla Nunes e Renan Araujo (Jovens Curadores).

Realizada de 31 de agosto a 1º de dezembro, a Bienal prioriza a arte que vai para as ruas, com obras e ações que não se restringem a museus e galerias de arte, mas que ganham o espaço urbano. São mais de cem endereços entre espaços expositivos e centros culturais que fazem parte da programação que trará o melhor da arte contemporânea mundial para Curitiba.

Serviço:

Mesa redonda Bienal Internacional de Curitiba 2013

Data: 30 de agosto

Horário: 16h

Local: Auditório Poty Lazzarotto (Museu Oscar Niemeyer I Rua Mal. Hermes, 999 I Centro Cívico I Tel.: 3350-4400)

Inscrição: Gratuita via link www.bienaldecuritiba.com.br/palestras

Redes sociais: FacebookTwitter e Youtube

Informações: www.bienaldecuritiba.com.br

Imagens: http://www.mediafire.com/sorttiesolcriativas

Artista sul-coreana ministra workshop para artistas universitários




Young Joo Lee e Angelo Luz (foto: Flavia Bianchi)

A artista sul-coreana Young Joo Lee ministrou nesta sexta-feira, 23, o workshop "Múltiplas realidades" no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná. O encontro faz parte da programação do CUBIC - Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba e é uma das premiações aos estudantes de artes das instituições públicas de Curitiba que tiveram suas obras selecionadas no edital do CUBIC.

O encontro faz parte de uma série de quatro eventos com artistas da Bienal Internacional de Curitiba 2013. De acordo com Angelo Luz, idealizador dos workshops, esses eventos têm como objetivo aproximar os artistas do CUBIC com artistas estrangeiros que participam da Bienal. "Os universitários podem conhecer a arte trabalhada em outras realidades a partir dos contextos expostos por artistas de fora. É um incentivo na produção desses artistas universitários", conta Luz.

A oficina de Young Lee teve como objetivo o debate sobre a relação do trabalho artístico com diferentes contextos políticos, culturais e sociais. No encontro, a artista sul-coreana e os estudantes universitários discutiram sobre as diferenças das produções artísticas em locais do mundo com realidades políticas diversas. Enquanto Young Lee discorreu sobre a arte inserida nas tensões entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, os artistas universitários trouxeram para o debate a situação política do Brasil e as recentes manifestações que se espalharam pelo país.

Próximos encontros

Na próxima segunda-feira (26), a artista sul-coreana irá se reunir novamente com os universitários no DeArtes da UFPR. Neste encontro, os artistas universitários irão debater sobre o modo como utilizam os diferentes contextos e realidades da sociedade em seus trabalhos que serão apresentados no CUBIC.

Nos dias 29 e 30 de agosto, os workshops serão comandados pelo artista colombiano Edwin Sanchez, que irá falar sobre suas investigações artísticas abordando temas como a complexidade da violência urbana e o conflito armado colombiano.  A participação é restrita aos alunos selecionados no edital do CUBIC.


Bienal comemora 20 anos com concerto de música contemporânea



No próximo dia 24 de agosto (sábado), às 20h30, a Bienal Internacional de Curitiba comemora 20 anos com um concerto de música contemporânea, a ser realizado no Teatro da Reitoria.

A Orquestra Filarmônica da UFPR recebe o conjunto Platypus Ensemble, que vem direto de Viena (Áustria) com obras inéditas que experimentam formas contemporâneas da música, do espaço e da percepção do público.

O programa inicia com a peça "Ring" (de Georg Nussbaumer) que é uma espécie de retrato da orquestra através de sons fortemente relacionados a seus integrantes. O concerto segue com "Weiss/Weisslich" (de Peter Ablinger), "Hommage à Kafka" (de Fernando Riederer), "ETERNA III" (de Jaime Wolfson) e ?Nussbaumer para Orquestra e Público". A regência e concepção artística é do maestro mexicano Jaime Wolfson num concerto realizado pela II Bienal Música Hoje.

II Bienal Música Hoje

Promovida em uma grande parceria entre Centro Cultural Teatro Guaíra, Universidade Federal do Paraná e Fundação Cultural de Curitiba, a Bienal Música Hoje tem como foco o diálogo entre a produção musical local -- tanto de Curitiba quanto do Brasil como um todo -- e o que melhor se tem feito na música nova internacionalmente, primando sempre pela qualidade musical dos concertos. Promove, assim, o encontro entre grupos estabelecidos internacionalmente e compositores brasileiros, intérpretes locais e estéticas novas, intensificando a permeabilidade na criação musical, a mobilidade e os deslocamentos que caracterizam a cena da música contemporânea hoje.

Orquestra Filarmônica da UFPR

Fundada em 1962, foi uma das primeiras orquestras do Paraná que se desenvolveu com o trabalho intenso dos maestros Gedeão Martins e Hildegard Soboll Martins. Sua atuação agrega a atividade de prática de orquestra com
a divulgação de repertórios pouco conhecidos, com ênfase para a música de compositores brasileiros de todas as épocas. A regência é do maestro Márcio Steuernagel e Harry Crowl é o diretor artístico.

Platypus Ensemble

Fundado em 2008, o grupo vem se apresentando em diversos países pesquisando um repertório internacional e pluralista através de intercâmbios e call for scores. Seu foco está no trabalho de jovens compositores.

Patrocínio

A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio Petrobrás, BNDES, Votorantim Cimentos e Volvo, além da Copel e Sanepar, por meio da Conta Cultura. Tem copatrocínio da Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

Serviço:
Concerto de 20 anos da Bienal Internacional de Curitiba
Orquestra Filarmônica da UFPR e Platypus Ensemble (Áustria)
Data: 24 de agosto (sábado)
Horário: 20h30
20h - Bate-papo sobre o concerto
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 - Centro)
Tel.: (41) 3360-5066
Ingresso: Gratuito


Árvore para obra de Katharina Grosse chega ao Centro Cultural FIEP



Foram necessários um mini guindaste, dois carrinhos e 12 pessoas fazendo muita força para colocar um tronco de árvore no interior do Centro Cultural Sistema FIEP. Na última quinta-feira, 15, o tronco foi parar na galeria para o início dos trabalhos da artista alemã Katharina Grosse.

Conhecida por suas grandes e coloridas obras, Katharina vai pintar o tronco, que ficará exposto no local durante os três meses da Bienal Internacional de Curitiba. A obra, batizada de "Sticks in a Shop", faz parte da curadoria de Tereza de Arruda para o evento.

A árvore, que estava tombada, foi retirada de uma área de risco na cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba. O tronco encontrava-se em um barranco e, depois de removido, pôde ser aproveitado para a confecção da obra.

Serviço:
"Sticks in a Shop", de Katharina Grosse
Centro Cultural Sistema FIEP  - Av. Candido de Abreu, 200 - Centro Cívico
De 31 de agosto a 27 de outubro
De quarta a domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita

Professores participam de curso de formação promovido pela Bienal




Foto: Rodrigo Cardoso

A Bienal Internacional de Curitiba recebeu na terça-feira, 13 de agosto, professores de Curitiba e Região Metropolitana para um curso de formação no Auditório Poty Lazzarotto, localizado no Museu Oscar Niemeyer. O encontro contou com a palestra do curador do Programa Educativo da Bienal, Luciano Buchmann (foto). A coordenadora curatorial, Stephanie Dahn Batista, o jovem curador Angelo Luz, e o coordenador do Programa Educativo, Guilherme Jaccon, também participaram do evento, que abordou temas como arte educação e arte contemporânea.

Durante o encontro, os professores receberam gratuitamente um material para ser trabalhado em sala de aula com os alunos, relacionando as obras da Bienal com outras atividades. O conteúdo também pode ser acessado e baixado gratuitamente no site www.bienaldecuritiba.com.br/educativo


Indicados à mostra universitária do FICBIC serão anunciados na semana que vem



Na próxima quinta-feira, dia 25 de julho, o FICBIC - Festival Internacional de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba divulgará os selecionados para a mostra universitária competitiva. Foram 172 obras enviadas de todo o Brasil. A lista será publicada no site oficial do evento, www.ficbic.com.br.

As 35 produções universitárias indicadas serão exibidas no Cine Guarani, em Curitiba, entre os dias 24 e 29 de setembro. Os vencedores de cada uma das quatro categorias - ficção, documentário, video clipe e video experimental - serão premiados com uma viagem para o 64º Festival Internacional de Cinema de Berlim.

O FICBIC, que conta com curadoria do cineasta e professor Eduardo Baggio, contará com uma mostra de filmes nacionais e estrangeiros.