No próximo dia 24 de agosto (sábado), às 20h30, a Bienal Internacional de Curitiba comemora 20 anos com um concerto de música contemporânea, a ser realizado no Teatro da Reitoria.
A Orquestra Filarmônica da UFPR recebe o conjunto Platypus Ensemble, que vem direto de Viena (Áustria) com obras inéditas que experimentam formas contemporâneas da música, do espaço e da percepção do público.
O programa inicia com a peça "Ring" (de Georg Nussbaumer) que é uma espécie de retrato da orquestra através de sons fortemente relacionados a seus integrantes. O concerto segue com "Weiss/Weisslich" (de Peter Ablinger), "Hommage à Kafka" (de Fernando Riederer), "ETERNA III" (de Jaime Wolfson) e ?Nussbaumer para Orquestra e Público". A regência e concepção artística é do maestro mexicano Jaime Wolfson num concerto realizado pela II Bienal Música Hoje.
II Bienal Música Hoje
Promovida em uma grande parceria entre Centro Cultural Teatro Guaíra, Universidade Federal do Paraná e Fundação Cultural de Curitiba, a Bienal Música Hoje tem como foco o diálogo entre a produção musical local -- tanto de Curitiba quanto do Brasil como um todo -- e o que melhor se tem feito na música nova internacionalmente, primando sempre pela qualidade musical dos concertos. Promove, assim, o encontro entre grupos estabelecidos internacionalmente e compositores brasileiros, intérpretes locais e estéticas novas, intensificando a permeabilidade na criação musical, a mobilidade e os deslocamentos que caracterizam a cena da música contemporânea hoje.
Orquestra Filarmônica da UFPR
Fundada em 1962, foi uma das primeiras orquestras do Paraná que se desenvolveu com o trabalho intenso dos maestros Gedeão Martins e Hildegard Soboll Martins. Sua atuação agrega a atividade de prática de orquestra com
a divulgação de repertórios pouco conhecidos, com ênfase para a música de compositores brasileiros de todas as épocas. A regência é do maestro Márcio Steuernagel e Harry Crowl é o diretor artístico.
Platypus Ensemble
Fundado em 2008, o grupo vem se apresentando em diversos países pesquisando um repertório internacional e pluralista através de intercâmbios e call for scores. Seu foco está no trabalho de jovens compositores.
Patrocínio
A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio Petrobrás, BNDES, Votorantim Cimentos e Volvo, além da Copel e Sanepar, por meio da Conta Cultura. Tem copatrocínio da Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.
Serviço:
Concerto de 20 anos da Bienal Internacional de Curitiba
Orquestra Filarmônica da UFPR e Platypus Ensemble (Áustria)
Data: 24 de agosto (sábado)
Horário: 20h30
20h - Bate-papo sobre o concerto
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 - Centro)
Tel.: (41) 3360-5066
Ingresso: Gratuito