Bienal Internacional de Curitiba 2013

Bienal Internacional de Curitiba 2011



?É, sem dúvida, o maior evento de arte contemporânea do Brasil deste ano.
O Ministério se sente muito orgulhoso de apoiar a Bienal.?
Ana de Hollanda, Ministra da Cultura


 

A edição de 2011 da Bienal Internacional de Curitiba foi realizada entre os dias 18 de setembro e 20 de setembro de 2011. Além de exposições, a Bienal contou com projeto educativo, intervenções urbanas e performances, palestras e mostra de filmes.


A artista Mónica Millan conversa com a Ministra da Cultura Ana de Hollanda, durante a abertura da Bienal

Objetivando permitir o aproveitamento máximo do público de todas as idades e a exploração do potencial educativo da Bienal, foi desenvolvido um projeto educativo, com cursos de capacitação de professores, monitores nos espaços expositivos, e visitas mediadas nos espaços e em três circuitos distintos: Bienal a pé, Bienal de van e Bienal de bicicleta. Toda a programação educativa do projeto foi oferecida gratuitamente.

Além de um amplo retorno em mídia espontânea, a Bienal de Curitiba teve grande impacto junto à crítica especializada. No mês de outubro a Bienal de Curitiba recebeu críticos de arte de todo o mundo durante a programação Pós-Congresso da Associação Internacional de Críticos de Arte. Na ocasião, a Associação Internacional de Críticos de Arte decidiu tornar a Bienal de Curitiba tema da edição de 2011 do Prêmio a Jovens Críticos de Arte.

A Bienal de Curitiba de 2011 também foi contemplada com o Prêmio Destaque da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), na categoria exposições.


Prêmio recebido pela Bienal Internacional de Curitiba 2011

O alcance geográfico da Bienal foi ampliado com a realização da itinerância da Mostra de Filmes de Arte da 6ª Bienal de Curitiba pelas cidades de Brasília (DF), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG), Londrina e Cascavel (PR) e Florianópolis (SC). O evento, realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2011, levou um recorte do que foi exibido em formato de videoinstalações na Bienal de Curitiba para auditórios e salas de cinema das cinco regiões do país.

Neste blog traremos as principais novidades sobre a Bienal Internacional de Curitiba 2013, comemorativa aos 20 anos da Bienal. Para saber mais, continue nos acompanhando. Para visitar o site da edição anterior da Bienal, clique aqui.