Bienal Internacional de Curitiba 2013

Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba invade São Paulo




Filme português "Lacrau" tem estreia na cidade com exibição no Espaço Itaú de Cinema da Rua Augusta

No dia 28 de novembro, quinta-feira, o Espaço Itaú de Cinema - Augusta receberá as produções selecionadas para o FICBIC - Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. A exibição dos trabalhos selecionados para a versão itinerante do festival será às 20h, com entrada gratuita.

Entre os destaques da mostra, está o filme português "Lacrau" (2012, 99 min), que faz sua estreia nas salas paulistas. Filme-ensaio de João Vladimiro sobre a Portugal rural e urbana, é uma experiência audiovisual nas fronteiras entre o documentário e a ficção, fugindo das convenções tradicionais do cinema narrativo. Recebeu o prêmio de Melhor Filme no IndieLisboa 2013 e teve sua estreia nacional em Curitiba, durante o FICBIC.

A programação conta ainda com as quatro produções premiadas na Mostra Universitária Competitiva do FICBIC. Os vencedores das categorias ficção, videoclipe, experimental e documentário, além de terem seus filmes exibidos em várias cidades, ganharam passagens para conferir de perto o 64º Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2014.

Entre as produções universitárias premiadas, estão dois filmes produzidos em São Paulo: o primeiro colocado na categoria ficção, "Antes das Palavras", de Diego Carvalho Sá, estudante da Academia Internacional de Cinema; e "Meditação: Um Tríptico Telemático", dirigido por Roderick Steel, da Universidade de São Paulo - USP, que faturou a categoria Vídeo experimental.

Com grande sucesso de público, o FICBIC já passou por Belém (PA), Florianópolis (SC) e Brasília (DF). Depois de São Paulo, segue para Belo Horizonte (MG).

Bienal Internacional de Curitiba 2013

O FICBIC faz parte das ações comemorativas aos 20 anos da Bienal Internacional de Curitiba. Iniciada no dia 31 de agosto, a Bienal vai até o dia 1º de dezembro levando a Curitiba obras de mais de 150 artistas contemporâneos dos cinco continentes. Além de exposições em diversos museus e centros culturais, os trabalhos podem ser vistos no espaço público, em parques e até nos ônibus da cidade.

Programação:

Longa internacional
"Lacrau" (2012, 99 min), de João Vladimiro
Vencedores da Mostra Universitária Competitiva:
Documentário: "Leprosário" (2012, 10min30) de Luís Augusto Barbosa ? Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Experimental: "Meditação: Um Tríptico Telemático" (2013, 10min) de Roderick Steel (USP)
Ficção: "Antes de Palavras" (2013, 13min04) de Diego Carvalho Sá (Academia Internacional de Cinema - AIC)
Videoclipe: "Espelho de Alice" (2012, 4min38) de Nathália Araújo Miranda e Gabriel Lima (Universidade Federal da Bahia - UFBA)

Serviço:
FICBIC - Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba em São Paulo
Data: 28 de novembro, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Espaço Itaú de Cinema (sala 1) - Augusta | Rua Augusta, 1470.
Ingresso: gratuito
www.ficbic.com.br
www.bienaldecuritiba.com.br