Bienal Internacional de Curitiba 2013

Últimos dias para visitar as exposições da Bienal



Dezembro está chegando e, junto com ele, o fim da Bienal Internacional de Curitiba 2013. Até lá, no entanto, ainda temos uma semana - tempo suficiente para conhecer os trabalhos dos mais de 150 artistas que participam desta edição. Quando a noite cair no dia 1º de dezembro, começamos a pensar na Bienal de 2015.

Para você não ficar perdido com tantas opções nessa reta final, vamos organizar as ideias para otimizar os passeios.

Quer ver o maior número de obras no menor tempo possível? Confira as sugestões:

O Museu Oscar Niemeyer é tiro certeiro. O local abriga um grande número de obras em vários espaços. São fotos, pinturas, instalações e vídeos de artistas brasileiros e estrangeiros com reconhecimento em todo o mundo. No próximo domingo, dia 1º de dezembro, a entrada é gratuita.


Esculturas da "Rainha do Papel", Efigênia Rolim, expostas no Museu Oscar Niemeyer. Foto: Claiton Biaggi

Já o centro é perfeito para quem estiver disposto a caminhar entre os locais. A Casa Andrade Muricy conta com inúmeras obras expostas.


Detalhe da obra "Grande Utilidade - Comer", do artista chinês Wang Cheng Yun, na Casa Andrade Muricy. Foto: Claiton Biaggi

No prédio anexo, a Secretaria de Estado da Cultura, a instalação do chinês Ai Weiwei impressiona pela quantidade de bicicletas empilhadas.



Foto: Rodrigo Cardoso

Ali perto, a Biblioteca Pública do Paraná é o espaço para a instalação "Reler", de Raquel Kogan.

A alguns metros do local, os postes da Praça Generoso Marques foram alterados: não mais iluminam com a tradicional luz branca, mas com projeções.

O Solar do Barão, a poucas quadras da praça, tem inúmeros trabalhos expostos.

Sem contar os ônibus das linhas Santa Cândida/Capão Raso e o Circular Centro, que circulam pela cidade com bordados gigantes da artista Regina Silveira.



Foto: Rodrigo Cardoso

No MuMA, ao lado do Terminal do Portão, seguem as exposições do acervo de Poty Lazzarotto, de Adriano Costa e de Luiz Henrique Schwanke.

Outra opção para aproveitar o final de semana e fazer uma imersão cultural por Curitiba é participar das Visitas Guiadas da Bienal de Curitiba. São três tipos de roteiro: a pé, de bicicleta ou de van. Inscreva-se no endereço: http://bienaldecuritiba.com.br/visitasguiadas/

Prepare seu roteiro e aproveite os últimos dias da Bienal Internacional de Curitiba 2013!