Сейчас клиент микрофинансовой организации находится в очень выгодном положении, так как конкуренция между мфо привела в появлению такого вида займа, как займ без процентов, то есть бесплатный займ. Это, действительно достаточно новое явление на рынке финансовых услуг, совсем недавно появилось на рынке финансовых услуг, но уже стало настоящим событием среди клиентов кредитных организаций, выдающий займы.

Trilogia da Luz

 

BRANCO SOBRE BRANCO ESPAÇOS E ARTISTAS

Cotejando a proposta de Teixeira Coelho, Curador Geral da Bienal Internacional de Curitiba 2015, que selecionou o tema “Luz como pretexto, motor e matéria, além de conteúdo e forma”, o FICBIC contempla o design do diafragma, que permite a entrada da luz na câmera, e remete à imagem da íris do olho humano. Com esta imagem, propomos uma Trilogia da Luz: a luz da câmera, a luz do olhar do cineasta e o olho-luz do espectador. Nestas passagens pelos feixes de luz, há uma transmissão de conceitos e reflexões sobre o estado da arte cinematográfica e as tensões e
apreensões dela advindas.

Os variados enfoques representativos de cineastas dos 25 países contemplados nos oferecem panoramas que transmitem luminosidades das mais diversas, em seus frames analógicos e digitais, materializados na identidade visual do amarelo vibrante. Frames analógicos, frames digitais. Panorama do Cinema Mundial, Panorama do Cinema Brasileiro. Cinema em Retrospectiva. A seleção de longas e curtas do Panorama do Cinema Mundial pretende descortinar um cenário contemporâneo de enfoques e pontos de vista diferenciados, com filmes inéditos em Curitiba e premiados em festivais internacionais contemporâneos com perfis e parâmetros distintos. O Panorama do Cinema Brasileiro segue o critério de ineditismo em Curitiba e de seleção em festivais nacionais e internacionais.

Na busca por um cardápio de títulos que refletisse a riqueza e a diversidade, foram acompanhadas de perto as mais recentes edições de festivais com diversos perfis, desde os mais tradicionais e consagrados, como Cannes (França), Berlim (Alemanha) e Veneza (Itália), até eventos com forte ênfase na produção independente, a exemplo do Festival de Sundance (Estados Unidos). O Festival de Toronto (Canadá), por sua vez, também foi contemplado, por se tratar de um evento que serve de termômetro para a medição das potencialidades de distribuição e comercialização dos filmes selecionados.

Receberam igual atenção os festivais voltados ao cinema de invenção, de viés mais experimental e com foco na autoria e na expansão dos limites da linguagem cinematográfica. Entre eles, os de Locarno (Suiça), Roterdã (Holanda), Clermont Ferrand (França) e Oberhausen (Alemanha). Nas várias mostras que integram esses festivais, suas respectivas curadorias procuram atuar como sondas em busca de obras instigantes que representem inquietude e ousadia formal, além de temáticas urgentes, seja no âmbito político, social ou cultural. Esses festivais são fortes sinalizadores dos rumos que o cinema mundial está a tomar.

Em se tratando de mostras de relevância no cenário nacional, foram escolhidos filmes selecionados e bem recebidos nos veteranos festivais de Brasília e Gramado, e nos mais jovens, porém igualmente relevantes, Festival do Rio (RJ) e Mostra de Cinema de Tiradentes (MG).

O Cinema em Retrospectiva: Pablo Trapero oferece filmes já renomados, que serão revisitados e que pertencem a uma linhagem representativa da Argentina, país que tem desenvolvido uma cinematografia densa, com enfoques filosóficos e temas que repercutem nos países latinoamericanos. A Curadoria do FICBIC 2015 procurou estabelecer um diálogo entre as diversidades temáticas e formais dos longas e curtas do Panorama Mundial e Brasileiro, o tema Luz do Mundo e os festivais que, de maneiras inusitadas ou mais tradicionais, oferecem-nos uma multiplicidade de vozes que formam o cenário atual do cinema. O conceito da Curadoria, a Trilogia da Luz, da câmera-olho, do olhar do cineasta e do olho-luz do espectador, enfoca nos frames seu ponto de convergência, enfatizando novamente o encontro anual do público com os realizadores, críticos e pesquisadores de cinema.

Denize Araujo / Paulo Camargo