Jurados

 

BRANCO SOBRE BRANCO ESPAÇOS E ARTISTAS

Mostra Universitária Competitiva / Ficção

denise_soares retratoDenise Soares

Denise Soares é cineasta e jornalista. Sócia da produtora Haver Filmes, dirigiu dois documentários e três ficções, entre eles o curta­metragem “Retrato Invisível”, que recebeu prêmios e foi exibido em treze festivais no Canadá (BRAFFTv), Chile (onde ganhou Melhor Roteiro no Diva Film Fest), Venezuela (FestDIVq), Colômbia, Peru, e Brasil (Mix Brasil, Kinoarte, Entretodos de Direitos Humanos, entre outros). Atualmente cursa Direção na Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Em 2014 lançou o curta “Chinês É Tudo Igual”.

Josiane Orvatich retrato

Josiane Orvatich

Josiane Orvatich é produtora cultural e mestre em Filosofia. Foi editora da revista de cinema “Juliette”, entre 2008 e 2010, em que atuou também como crítica e entrevistadora.  Em 2013, produziu o ciclo de debates “Juliette Convida”, sobre cinema, na Caixa Cultural. Foi organizadora do cineclube Díinamo, em 2007, e de cursos na área de cinema no mesmo período. Como pesquisadora na UFPR, na área de Letras, participou de congressos e publicou artigos acadêmicos sobre literatura e ministrou cursos sobre cinema e literatura.

Nathalia_Tereza_1retrato

Nathália Tereza

Nathália Tereza nasceu em 1988 e cresceu no centro-oeste brasileiro. É roteirista, diretora e sócia da produtora Diadorim Filmes. Dirigiu os curtas “Te extraño”, “A casa sem separação” e “A outra Margem”.

Mostra Universitária Competitiva / Documentário

Eduardo BaggioEduardo Baggio 2

Cineasta com ênfase em documentarismo. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo (UFPR), especialista em Comunicação Audiovisual (PUC-PR), mestre em Comunicação e Linguagens (UTP) e doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Trabalhou em televisões e produtoras de cinema e vídeo como roteirista, diretor, editor e finalizador. Teve seus filmes independentes exibidos em vários festivais e mostras nacionais e internacionais, com prêmios no Brasil e no exterior. É professor e pesquisador no curso de Cinema e Vídeo da FAP-UNESPAR.

Jessica CandalJessica Candal 3x4 retrato

Jessica Candal é Bacharel em Audiovisual (ECA-USP) e especialista em Poéticas Visuais (EMBAP). Como diretora realizou os documentários “Teia” e “O Espelho de AnA”. Como roteirista está desenvolvendo o longa-metragem “Êxtimo” e a série infantil “Caixa Mágica”. Em 2014, “Horizonte”, seu primeiro roteiro de longa-metragem, venceu o Concurso de Pitchings do Olhar de Cinema. Na área de curadoria, em 2012, atuou como criadora e curadora do “Reflexos de AnA – Mostra de Documentários de Mulheres” e, em 2015, fez a curadoria dos curtas-metragens do “Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba”, junto de Bernard Payen.

João Castelo Branco

João Castelo Branco é cineasta e fotógrafo. Atualmente dirige a produtora Tu i Tam Filmes jJoao_castelo_branco retratounto com Rafael Urban. Formou-se em Ciências Sociais pela UFPR, com pós-graduação em Fotografia pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Estudou fotografia na FAMU – Faculdade de Cinema da Universidade Nacional de Artes de Praga, e História da Fotografia no INHA – Instituto Nacional de História da Arte, em Paris. Como fotógrafo tem em seu currículo diversas, exposições e livros publicados. Entre seus filmes destacam-se o longa-metragem “O corte do alfaiate” e o curta “Bolpebra”, ambos exibidos em festivais nacionais e internacionais. Como diretor de fotografia já trabalhou com artistas visuais e diretores brasileiros e estrangeiros. Atualmente trabalha na finalização de seu novo longa-metragem
“Garatujas, Badamecoe e outros Monstros” e tem a “Bolsa Produção em Artes Visuais”
da Fundação Cultural de Curitiba.

Mostra Universitária Competitiva / Experimental

Arthur-Tuoto retratoArthur Tuoto

Arthur Tuoto desenvolve uma obra em constante trânsito entre o cinema e as artes visuais. Já teve seu trabalho exibido em festivais e exposições como Berlinale – Forum Expanded (Alemanha), Videoformes (França), Bienal de la Imagen en Movimiento (Argentina), Videonale (Alemanha), Instants Vidéo (França) e Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (Brasil). Em 2010 foi curador do VII PUTZ – Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba. Desde 2009 ministra oficinas, cursos e palestras sobre videoarte e cinema experimental.

foto f severo_solivan_Crédito_Marcos SolivanFernando Severo

Realizador de diversos filmes de longa, curta e média-metragem como diretor, roteirista e montador, vencedores de mais de setenta prêmios nacionais e internacionais. Seu longa-metragem “Corpos Celestes” recebeu  nove prêmios em festivais nacionais e foi selecionado para festivais e mostras na Europa, Ásia e América do Norte. Foi adquirido para exibição pelos canais Sony, Sundance, MGM, Film & Arts, Brasil e AXN. Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Comunicação e Cultura. Desde 2011 é diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná.

Julien GuimJulien_guimaraesarães

Julien Guimarães começou sua formação em Artes Visuais na UFPR, transferindo-se para Cinema e Vídeo na FAP/CINETVPR em 2009. Esteve envolvido com diferentes áreas de atuação em audiovisual, tanto na realização de filmes quanto na promoção de eventos como cineclubes, mostras e cursos. Músico, ator, diretor e roteirista, seu primeiro curta-metragem “Caleidoscópio” (2014), foi selecionado para a Mirada Paranaense no 3º Olhar de Cinema, e venceu o prêmio Primeiro Plano, no Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.