Artistas

Wu Weishan

Wu Weishan, além de artista renomado com trabalhos expostos em mais de 20 países, é professor, Phd, presidente do Departamento de Belas Artes da Academia Nacional da Arte, presidente da Academia de Escultura da China, diretor do Instituto de Belas Artes da Universidade de Nanjing, orientador de doutoramento em Belas Artes, Design e Ciência da Religião, Honorary Fellow da Universidade Chinesa de Hong Kong e honoris causa em Filosofia da Universidade Inje da Coreia do Sul.

 

Desde 2014, é diretor do National Art Museum of China, o NAMOC. Wu Weishan tem mais de 40 artigos publicados e dedica-se à divulgação da cultura chinesa através da escultura. Ele é responsável por fundar o estilo livre da escultura moderna chinesa, sendo o primeiro a usar esta nomenclatura e a classificar a escultura chinesa em 8 estilos principais.

No Museu de Najing há uma galeria permanente de trabalhos de Wu Weishan e no Instituto Politécnico de Macau há um estúdio de escultura do artista.

 

1998 – Trabalhando como professor na Universidade de Nanjing, fundou o Sculpture Art Research Center, onde atuou como orientador da pós-graduação em estudos religiosos, belas artes e design.

 

2000 – Atuou como professor e palestrante de cultura na Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong e ganhou do prêmio “Bao Yugang Outstanding Artist”.

 

2002 – Ganhou do prêmio “Gong Xuevin Outstanding Scholar”.

 

2003 – Fundou a Academia de Belas Artes da Universidade de Nanjing.

 

2007 – Tornou-se diretor da Academia Chinesa de Escultura e diretor do Comitê de Escultura Urbana da China.

 

2009 – Tornou-se diretor do Centro de Pesquisa de Belas Artes da Academia Nacional de Artes pelo Ministério da Cultura. Recebeu o prêmio Pangolin do Reino Unido e o “RRC Award Person of the Year of Chinese art”.

 

2012 – “Sculpting the Soul of A Nation” – Exposição na Sede das Nações Unidas em Nova York e Museu Nacional de Roma.

 

2014 – Exposição passa para o Museu de Arte de Pohang na Coréia do Sul. Entao, seus trabalhos passam a ser exibidos permanentemente no NAMOC e Wu Weishan torna-se diretor do estabelecimento.

 

2017 –  Presenteou uma escultura de Pierre de Coubertin ao Comitê Olímpico International.