Mais do que Musas – Mulheres na Arte Moderna

Nos siga nas redes sociais

 

Você já parou para pensar na importância da arte produzida por mulheres em relação a expectativas de feminilidade? Você já ouviu falar de Suzanne Valadon?

Valadon foi musa, sim, pois quando era jovem posou para muitos pintores modernos. Seu rosto talvez até seja familiar para você. Contudo, Valadon também foi responsável por produzir retratos únicos das mulheres de seu tempo, mostrando a complexidade e as pressões da feminilidade. Nessa conversa, vamos falar sobre como a arte criada por Valadon e por outras mulheres da vanguarda moderna reflete duas das principais expectativas da feminilidade: a vaidade e a maternidade.

 

 

 

• Data: Sábado, 27/01, 15h

• Local: Museu da Fotografia | Sala da exposição “O Museu é Feminista’ e outras esperanças sobre o futuro”.

• Título: Mais do que Musas – Mulheres na Arte Moderna

• Conversa com: Amanda Burkovski

Mini bio: Amanda é especialista em história da arte feminista, tendo aplicado a metodologia em diversas pesquisas e inclusive em sua tese de mestrado, onde analisou a obra de artistas mulheres da vanguarda francesa. Amanda direciona seus estudos ao trabalho de mulheres e tem como objetivo garantir que grandes artistas não sejam camufladas pela história da arte tradicional pelo simples fato de terem nascido mulheres.