ANSWER PRINT

Dir. Monica Saviron

2016, Experimental, Espanha, 5’, 16mm (projeção digital), COR

Se trata de uma montagem de trechos excedentes de 16mm coloridos que estão deteriorando. Estas imagens e o mundo que as produziu, juntos com o que produzem, podem desaparecer.
Answer Print (primeira cópia ou cópia zero) está destinada a desaparecer ao longo do tempo. Nem a tonalidade e nem o som não foram manipulados durante a sua montagem analógica. A trilha sonora combina o áudio gerado pelas duas perfurações dos filmes mudos, as faixas óticas do som e os tons produzidos por cada um dos cortes feitos pela cineasta, quando são lidos pelo projetor. Os planos são feitos com base em um comprimento de 26 quadros: a distância nesses filmes de 16mm entre uma imagem e seu som.

Mónica Savirón
Cineasta experimental, curadora independente e escritora, seu trabalho explora as possibilidades cinematográficas do som e poética vanguardista. Seu filme Answer Print (2016) teve sua estréia mundial no 54º Festival de Cinema de Nova York. Vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema Fronteira no Brasil, seu filme Broken Tongue (2013), homenagem ao poeta conceitual e performer Tracie Morris, foi exibido em mais de cinquenta festivais e centros artísticos em todo o mundo. Como curadora, Savirón organizou programas no Museum of the Moving Image, Microscope Gallery, UnionDocs, y Anthology Film Archives. Trabalha no arquivo e preservação do legado do cineasta e violoncelista Beryl Sokoloff.

Mostra Circuito Espanhol

Mostra PHENOMIA
Uma seleção itinerante e mutável que se expande por distintos espaços e contextos.
Um programa de filmes experimentais realizado por autores espanhóis. Apresentado pela Crater-Lab.

SESC Paço da Liberdade
Terça, 14/11 - 15h30
Sexta, 17/11 - 19h10

Gratuito