Curitiba

Curitiba é a capital do estado do Paraná, Brasil. Segundo estimativa populacional, é a cidade mais populosa da região Sul do país. Curitiba manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX e XX, na maioria alemães, holandeses, ucranianos, suíços, italianos, coreanos e chineses, que contribuíram para a diversidade cultural até hoje permanente.

A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam controlar seu crescimento e que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e cuidado com o meio ambiente. A maior delas foi no transporte público,cujo sistema inspirou diversos outros ao redor do mundo.

Curitiba é sede da primeira Universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paraná (atualmente, a cidade conta com oito universidades). Também tem altos índices de educação, o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais.

A capital paranaense foi classificada pelo Índice Verde de Cidades de 2015, realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit, como a cidade mais ambientalmente sustentável da América Latina. Ademais, a cidade também foi considerada pela Unesco uma das “cidades criativas” do Brasil em 2014.

Curitiba também foi citada, em uma pesquisa publicada pela revista Forbes, como a terceira cidade mais sagaz do mundo, que considera esperta a cidade que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico. É um importante centro cultural e sede da Bienal de Curitiba.

Curitiba
População: 1.800.000
População Metropolitana: 3.400.000