Bienal de Curitiba realiza palestra sobre fotografia com curadora desta edição e diretor da Fototeca de Cuba

A palestra acontece no dia 14 de novembro, com presença de Tereza de Arruda, curadora da exposição de Leonardo Kossoy e com Nelson Arellano, diretor da Fototeca de Cuba. 
 

A Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba em sua edição comemorativa de 25 anos, realiza no dia 14 de novembro uma palestra sobre fotografia com os curadores Tereza de Arruda e Nelson Arellano. O evento é gratuito e acontece no mini auditório do Museu Oscar Niemeyer, na quarta-feira (14) das 16h às 18h.  

Curadora da exposição “Mergulhador” de Leonardo Kossoy, Tereza de Arruda fará juntamente com Nelson Arellano, uma palestra sobre a fotografia contemporânea com base na obra de Leonardo Kossoy. Sua obra será também contextualizada em diálogo com importantes expoentes da fotografia latino americana, muitos deles os quais já expuseram na Fototeca de Cuba ou fazem parte do acervo desta instituição.   

Sobre Tereza de Arruda

Tereza de Arruda é historiadora da arte e curadora independente, vive desde 1989 entre São Paulo, Brasil, e Berlim, Alemanha, onde estudou história da arte na Universidade Freie Berlim. É colaboradora da Bienal de Havana, Cuba, desde 1997. Co-curadora da Bienal Internacional de Curitiba em 2009, 2013, 2015 e 2017. Nesta edição da Bienal de Curitiba | 25 anos, Tereza é curadora das obras do fotografo paulista, Leonardo Kossoy.  

Sobre Nelson Arellano 

Nelson Arellano vive e trabalha em Havana, Cuba, como diretor da Fototeca de Cuba, primeiro curador-chefe de 2000 a 2010 e depois diretor de 2010 até hoje. Como curador recebeu o Prêmio Nacional Cubano para a exposição coletiva A Cidade e a Fotografia, Habana 1900-2005, em 2006, organizada para a 9ª Bienal de Havana. Em paralelo a isso, ele é um conhecido artista conceitual trabalhando em fotografia e vídeo como membro da equipe Liudmila & Nelson desde 1994.  

 

 

 Sobre a Fototeca de Cuba   

A Fototeca de Cuba foi criada em 1986 para preservar, estudar e promover o patrimônio fotográfico do país e criar um espaço para a promoção da fotografia internacional. A Fototeca é um arquivo com uma vasta e valiosa coleção de documentos; é também um museu com a mais ampla e valiosa coleção de fotografia cubana conhecida e funciona como uma galeria com salas para exposições temporárias em que obras que não pertencem à coleção permanente são geralmente exibidas.Outra importante função da Fototeca é o seu papel educativo. A instituição realiza regularmente conferências, cursos e workshops – tanto práticos quanto teóricos – em nível nacional, mas também, às vezes, com convidados estrangeiros. A Fototeca é responsável por promover a fotografia cubana no exterior e, ao mesmo tempo, colocar o público cubano em contato com a fotografia de outros países. Por fim, é importante ressaltar o trabalho da Fototeca na promoção de jovens talentos dentro e fora do país, seu apoio ao desenvolvimento da fotografia nacional, seu apoio a eventos nacionais e provinciais e a premiação de concursos de fotografia realizados em Cuba. A Fototeca está localizada em um edifício de estilo colonial do século XVIII na Plaza Vieja de Havana.

 Sobre a Bienal de Curitiba   

A Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba é um dos principais eventos de arte do circuito mundial. Neste ano, a Bienal está com uma edição especial de 25 anos e em comemoração, do dia 18 de outubro a 31 de dezembro de 2018, conta com diversas exposições e atividades em museus e outros espaços culturais da cidade. 

Para saber mais sobre as atividades propostas nesta edição da Bienal de Curitiba | 25 anos, basta acompanhar a página oficial do evento no Facebook  Instagram.

_____________

Serviço: Palestra sobre fotografia com Tereza de Arruda e Nelson Arellano no Museu Oscar Niemeyer, dia 14 de novembro de 2018, das 16h às 18h, entrada gratuita. 

Realização: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Museu Oscar Niemeyer, Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, Ministério da Cultura do Governo Federal.

Apoio: URBS. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *