Aberto o edital público do CUBIC 4!

A 14º Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba já tem data marcada: acontecerá de 21 de setembro de 2019 a 23 de fevereiro de 2020. Depois de uma edição especial comemorativa de 25 anos, a Bienal de Curitiba entrará em sua 14º edição sob o conceito curatorial Fronteiras em Aberto. Assinado pelos curadores Adolfo Montejo Navas e Tereza de Arruda, o conceito parte do pressuposto de um alargamento entre as noções de fronteiras físicas em relação ao tempo e ao sujeito e as transformações  sofridas por elas.

Como em edições anteriores, a 14º Bienal de Curitiba estará presente em diversos espaços e contará com a realização da 4º edição do Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba – CUBIC. A proposta do CUBIC 4 é oferecer uma oportunidade única para artistas em formação participarem de uma bienal: em diálogo com o contexto universitário, o circuito busca dar visibilidade para projetos artísticos que retratam questões da contemporaneidade. O edital para participação e o formulário de inscrição podem ser acessados através deste link. As inscrições para submissão de trabalhos serão aceitas até o dia 13 de junho de 2019, e a divulgação dos selecionados acontecerá no dia 28 de junho de 2019. Há também a abertura de duas vagas de estágio estudantil, e as inscrições das vagas de estágio seguem até o dia 16 de maio de 2018. 

Os trabalhos escolhidos pela comissão curatorial serão expostos no âmbito da 14ª Bienal de Curitiba, com abertura marcada para os dias 24 e 25 de setembro de 2019, nos seguintes museus de Curitiba: Galeria DeArtes UFPR, Espaço Liberdade Embap/Unespar, Museu de Arte da UFPR (MusA), Museu da Gravura do Solar do Barão e Sala de Arte Digital do Museu Metropolitano de Arte (MuMA).  As mostras seguirão abertas até fevereiro de 2020.

SOBRE O CUBIC – Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba

 

O CUBIC foi criado em 2013, na edição comemorativa de 20 anos da Bienal de Curitiba. Sob curadoria de Stephanie Dahn Batista e Ângelo Luz, o Circuito Universitário foi criado com a intenção de integrar os cursos de Ensino Superior das Artes Visuais nas diferentes instituições de Curitiba, criando diálogo, troca de experiências e visibilidade às pesquisas poéticas dos e das estudantes. Em sua primeira edição, contou com a participação de 38 jovens artistas, que puderam apresentar seus trabalhos em diferentes espaços da cidade.

Em sua segunda edição, em 2015, o CUBIC expandiu seu critério de seleção, possibilitando a inscrição de artistas de outras áreas de conhecimento, e não apenas das Artes Visuais. Com isso, pode dar espaço para visibilidade da arte emergente na cidade, independente de sua lugar de origem. No CUBIC 2, se solidificou o caráter interdisciplinar e de ponte de conexão. Na última edição, realizada em 2017, o CUBIC cresceu ainda mais, contemplando trabalhos de estudantes de outras localidades, através convênio da Bienal Internacional de Curitiba, com a UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Além disso, houve a participação especial de universidades de Córdoba (Argentina) e de Assunção (Paraguai), a fim de ampliar a troca de trabalhos  entre as regiões da América Latina.

 

Curadoria

Idealizadora do Circuito Universitário, Stephanie Dahn Batista nasceu em Hannover, cidade ao norte da Alemanha. Possui graduação e mestrado em História da Arte, Ciências Culturais e Ciências Políticas pela Westfälische Wilhelms-Universität, Münster (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2011). Desde 2008 é professora de História da Arte da Universidade Federal do Paraná no Departamento de Artes e hoje, e vice-diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design  (SACOD) na universidade. Suas pesquisas giram em torno de temas como História da Arte, Crítica da Arte, Artes Visuais, corpo e gênero. Realizou curadorias no MAC/PR – Museu de Arte Contemporânea do Paraná, atuou como coordenadora curatorial dos Jovens Curadores da Bienal Internacional de Curitiba (2013) e como curadora do CUBIC em todas suas edições.

 

 

Como se inscrever? 

 

Inscrições –

Clique aqui para acessar o edital completo e o formulário de inscrição do CUBIC 4. 

Data para Inscrição CUBIC: até 13 de junho de 2019

Data para Inscrição ESTÁGIO (02 vagas): até 16 de maio de 2019. As informações sobre as vagas de estágio estão no edital do CUBIC 4.

Inscrições submetidas após essa data e horário não serão validadas, bem como inscrições entregues de forma distinta à indicada por este edital.
As inscrições são gratuitas. O número de propostas por proponente é ilimitado e mais de uma poderá ser aceita se assim parecer adequado à comissão curatorial.

E-mail para entrega de propostas e formulário de inscrição: cubic@bienaldecuritiba.com.br, devendo constar no campo assunto o seguinte título: “nome do proponente_inscrição CUBIC4”.

Publicação de resultado da seleção: dia 28 de junho de 2019 em rede social das páginas do CUBIC 4 e da Bienal de Curitiba no Facebook, e também no site da 14a Bienal Internacional de Curitiba.

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *