No dia 29 de junho, A Bienal de Curitiba irá promover mais um evento virtual e totalmente gratuito através da programação da Bienal On-line. Na data, acontecerá um studio visit com a artista argentina Inés Raiteri. A proposta do studio visit é que o público tenha uma troca de experiências descontraída com a artista, que irá falar sobre sua trajetória na arte contemporânea e principalmente apresentar seu ateliê de trabalho e obras em processo de produção, para levantar questões relativas ao processo de criação artística. 

O studio visit com Inés Raiteri será realizado através da plataforma Google Meet em espanhol, com legenda simultânea para o português. Os participantes poderão interagir e fazer perguntas ao longo do encontro, com suporte de tradução da equipe da Bienal, se necessário. As vagas são gratuitas, porém limitadas e as inscrições podem ser feitas através deste formulário até o dia 25 de junho. 

Sobre a artista 
Inés Raiteri nasceu em 1963, na cidade de Mar del Plata, Argentina, e hoje vive e trabalha em Buenos Aires. Sua obra se conecta com as relações do corpo e espaço com a paisagem urbana, onde, para ela, há texto, traço, cor e padrões lineares. A artista cria principalmente grandes tramas têxteis ou pinturas com paletas de cores fortes e combinadas. Aprendeu a bordar com suas avós, uma tradição que passou de geração em geração, e faz desde criança, mesclando e inventando pontos.

Participou do Programa de Oficinas do Centro Cultural de Artes Visuais Rojas, foi bolsista de Aperfeiçoamento de Tocha Selecionada em Artes Visuais (1999 – 2002) e é bacharel em Ciências em Educação pela Universidade de Quilmes. Dentre suas mostras individuais, destacam-se as intervenções nas salas do Centro Cultural Recoleta (2019). Suas obras fazem parte de coleções nacionais e internacionais. Participou como consultora pedagógica em diferentes instituições culturais como CCK, MAMBA, Fundación Vergel e Projeto Escola “Liliana Maresca” em Villa Fiorito. 

Sobre a Bienal On-line

A Bienal On-line, uma ação de extensão da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, Paraná, tem como objetivo levar ao maior número possível de pessoas conteúdos de qualidade sobre artes visuais, arquitetura, design, literatura e cinema, expandindo o formato presencial do evento diretamente para os celulares, computadores e casas da população. A proposta principal é seguir fomentando a cultura, formando públicos plurais e proporcionar experiências estéticas adaptadas ao nosso atual contexto. A cada mês, até dezembro de 2021, um tema diferente guiará as ações.  No mês de junho, a programação terá foco na produção de artistas estrangeiros e destacados no cenário internacional da arte contemporânea. 

A Bienal On-Line tem patrocínio de EMS, Eletrobras Furnas, Copel, Kinea e Neodent, com apoio de Grupo SC, Copel, Havan, Bergerson, BRDE e Fomento Paraná e incentivo do Governo do Estado do Paraná – Secretaria da Comunicação Social e da Cultura e do PROFICE – Paraná Incentivo à Cultura. A realização é da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Estado do Paraná – Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal – Brasil. 

SERVIÇO:

Studio visit com Inés Raiteri (Argentina)

Data: 29 de junho, às 19h (horário de Brasília)

Plataforma: Google Meet (sala fechada para participantes previamente inscritos).

O encontro será em espanhol com legendagem simultânea ao português.

As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas.

Inscreva-se até 25.06 através do formulário clicando aqui

Bienal On-line: de 29 de março a 31 de dezembro de 2021

Acompanhe através das plataformas:

www.instagram.com/bienaldecuritiba

www.facebook.com/bienaldecuritiba