A arquitetura sempre esteve em conexão profunda com a arte contemporânea, a ponto de ser considerada uma expressão dentro do campo contemporâneo da arte. Os limites entre arte e arquitetura são, muitas vezes, tênues, sobrepostos, complementares, difusos. Na Bienal de Curitiba, exposições de arquitetura tiveram um destaque especial na programação geral até que, a partir de 2017, foi criado o Circuito de Arquitetura, desde então presente em todas as edições do evento. 


Na programação da Bienal On-line o destaque não poderia ser diferente: as ações e conteúdos do mês de outubro serão dedicados majoritariamente à arquitetura, focando na apresentação e valorização do trabalho de arquitetas e arquitetos brasileiros. Ao longo deste mês, o público vai poder conhecer um pouco mais sobre exposições arquitetônicas que estiveram presentes na 14ª Bienal de Curitiba. 

Além disso, a Bienal On-line promoverá uma chamada aberta para o envio de projetos arquitetônicos que serão julgados pela comissão organizadora do evento, além de críticos de arte e arquitetos especializados. Os projetos selecionados pela comissão serão exibidos em mostra on-line nas redes sociais da Bienal no dia 26 de outubro de 2021.

Para participar, fique atento aos requisitos e regras:

  • Enviar uma breve descrição do projeto de até 1.000 caracteres, em português;
  • Enviar até 5 imagens do projeto (as imagens devem incluir pelo menos 1 foto do projeto executado – em jpg);
  • Enviar ficha técnica com:

-nome completo das(dos) arquitetas(os)

-cidade e país dos arquitetos/escritório

-nome do escritório de arquitetura (se houver)

-título do projeto

-cidade e país onde está localizado o projeto

-área construída (em m2)

-área total (em m2)

-ano de conclusão do projeto

  • Enviar por e-mail para arquitetura@bienaldecuritiba.com.br sendo o assunto do e-mail o nome completo do/a arquiteto/a.

As inscrições devem ser feitas via e-mail (arquitetura@bienaldecuritiba.com.br) com nome completo do(a) arquiteto(a) no assunto do e-mail. O prazo de envio para participação é de 01 a 15 de outubro de 2021 e só será aceito um projeto por participante. Importante ressaltar que o projeto inscrito precisa ter sido executado. O resultado será divulgado no dia da exposição on-line (stories da Bienal de Curitiba no Instagram e Facebook) dia 26 de outubro de 2021. 

Sobre a Bienal On-line – A Bienal On-line, uma ação de extensão da 14ª Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba, Paraná, tem como objetivo levar ao maior número possível de pessoas conteúdos de qualidade sobre artes visuais, arquitetura, design, literatura e cinema, expandindo o formato presencial do evento diretamente para os celulares, computadores e casas da população. A proposta principal é seguir fomentando a cultura, formando públicos plurais e proporcionando experiências estéticas adaptadas ao nosso atual contexto. A cada mês, até dezembro de 2021, um tema diferente guiará as ações. 


A Bienal On-line tem patrocínio da Farmacêutica EMS, Eletrobras Furnas, Copel, Kinea e Neodent, com apoio do Grupo SC, Copel, Havan, Bergerson, BRDE e Fomento Paraná. Incentivo do Governo Estadual do Paraná – Secretaria da Comunicação Social e da Cultura e do PROFICE – Programa de Incentivo à Cultura. A realização é da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Estado do Paraná – Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal – Brasil. 

SERVIÇO – Bienal On-line outubro: mês da arquitetura
Acompanhe a programação gratuitamente através das redes sociais da Bienal de Curitiba:


Instagram: @bienaldecuritiba

Facebook: /Bienal de Curitiba