Adolescência na tela de cinema em Campina Grande do Sul

 

Na manhã do dia 30/05 a cidade de Campina Grande do Sul acolheu o Cine Móvel. O projeto da Bienal de Curitiba finalizou sua passagem pela região, realizando o Cinema na Escola no Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros.

Cinema na Escola em Campina Grande do Sul | Cine Móvel – Lucas Ferreira

O Cinema na Escola consiste em uma sessão de curta-metragens que, em sua diversidade de temas e estilos, são um prato cheio para conversas e partilhas. Os adolescentes, já habituados ao “bombardeio” audiovisual em seu cotidiano, assistiram atentamente a todos os filmes, buscando detalhes e nuances das narrativas.

Cinema na Escola em Campina Grande do Sul | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Durante a partilha, a turma foi convidada a refletir e trazer à tona momentos semelhantes aos vistos em tela. Como exemplo, a persistência do protagonista de “Lá do Alto”, que sente tanta saudade de sua falecida avó; e as alturas físicas ou invisíveis que se tem de vencer para realizar desejos. A identificação é, no cinema, um ponto chave.

Lá do Alto | Direção: Luciano Vidigal

Na ocasião da Oficina de Cinema pelo Celular, ocorrida no Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros dia 11/03, a turma já havia abordado questões sensíveis sobre amizade, ambiente escolar e vida em sociedade.

Cine Móvel 2019 | Oficina de Cinema | Crédito: Lucas Ferreira

 

Os curtas “Cartadas da Vida” e “Um Sopro de Ilusão”, já disponíveis no canal da Bienal da Curitiba no YouTube, mostram uma juventude atenta ao poder narrativo e social do cinema.