Arte e vida na tela grande em Laranjeiras do Sul

 

O projeto Cine Móvel procurou cidades do interior do Paraná em que faltassem salas de cinema e grandes eventos de arte. A intenção do projeto, ao levar o Cinema para tais lugares, era de não apenas exibir filmes, e sim promover encontros, causar risadas e emoções.

Cinema na Escola em Laranjeiras do Sul | Cine Móvel – Lucas Ferreira

A arte de congelar o tempo e imortalizar personagens pode ser um bom meio de estudo da História da sociedade e das culturas. Com a Oficina de Cinema pelo Celular, realizada em Laranjeiras do Sul em 21/03, jovens estudantes puderam conhecer a teoria da arte audiovisual e, depois, colocar a mão na massa.

Cinema na Escola em Laranjeiras do Sul | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Dela surgiram os curta-metragens “A Briga” e “Lembranças”, que falam sobre questões de família e marcas inesquecíveis. A partir dessas questões levantadas, o Cine Móvel pôde voltar ao Colégio Estadual Laranjeiras do Sul na tarde de 17/06 para realizar a terceira etapa do projeto: o Cinema na Escola.

Cinema na Escola em Laranjeiras do Sul | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Aproximadamente 30 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental deixaram a aula de Educação Física para exercitar a mente com o Cinema na Escola: participaram da exibição dos curta-metragens selecionados especialmente para uma tarde de reflexão e debates. O incentivo a outras formas de estudo, “sair da caixinha”, é importante também para que os estudantes se sintam capacitados a ver o mundo por diversos olhares.

Cinema na Escola em Laranjeiras do Sul | Cine Móvel – Lucas Ferreira

A delicadeza de “Lá do Alto” encantou e emocionou, enquanto a divertida jornada do menino protagonista de “O Melhor Som do Mundo” fez rir. Gerou também a reflexão sobre a necessidade de se prestar atenção aos detalhes do que nos cerca: os melhores sons, as melhores companhias, as melhores ideias podem estar mais perto do que a gente imagina!

Lá do Alto | Direção: Luciano Vidigal

Encerramos o projeto Cine Móvel na cidade de Laranjeiras do Sul com essa tarde cheia de partilhas sobre sonhos, desejos e experiências. Assim é o cinema: partilha!