Cinema e reflexões sobre a vida em Floraí

 

Após a passagem da Oficina de Cinema pelo Celular na Escola Estadual Honório Fagan no dia 25/03, a equipe do Cine Móvel chegou a Floraí para a terceira e última etapa do projeto: o Cinema na Escola.

Cinema na Escola em Floraí | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Os estudantes se reuniram na manhã do dia 12/06 para refletir e debater o cinema a partir de curta-metragens nacionais e internacionais. Os filmes escolhidos pela curadoria do Cine Móvel contam com temáticas que podem se aproximar, ou não, da realidade dos estudantes. Além disso, exploram a fantasia, despertando a imaginação dos jovens espectadores.

Cinema na Escola em Floraí | Cine Móvel – Lucas Ferreira

A partir dos filmes, como “Lá do Alto” e “Chiclete Balão”, os alunos puderam se divertir e partilhar suas impressões sobre as histórias apresentadas, além de responder a perguntas feitas pelos produtores da atividade, nossos oficineiros.

Cinema na Escola em Floraí | Cine Móvel – Lucas Ferreira

A tarde foi de bom humor e partilha, especialmente pela união da própria turma. O acolhimento e interesse dos alunos da Escola Estadual Honório Fagan foi muito importante para o desenvolvimento do debate.

 

Além disso, os alunos puderam conferir os curtas produzidos na escola durante a Oficina de Cinema com o Celular. Turma de 2005 conta as memórias da da trajetória dos alunos da turma de 2005 pela escola, enquanto Um Dia no 9º Ano apresenta aquilo que é “mais um dia comum no 9º ano A”.

 

Para saber mais

A cidade também recebeu o Cinema na Praça no dia 08/04, na Praça João Marques. A atividade, que aconteceu em frente à Casa de Cultura, reuniu a comunidade para a exibição de O que queremos para o mundo?, filme do diretor Igor Amin, desenvolvido em 2016. Mais sobre o evento aqui.

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Floraí | Créditos: José Neto