Cinema na Escola é realizado em Astorga

 

Incentivando o estudo do cinema em escolas estaduais do interior do Paraná, o projeto Cine Móvel mostra a crianças e adolescentes como a arte é um meio de contar histórias, partilhar vivências e se expressar: o cinema é inclusivo, variado e plural.

 

Cinema na Escola em Astorga | Cine Móvel – Lucas Ferreira

 

A Oficina de Cinema pelo Celular realizada no Colégio Estadual Serafim França em 10/04, na cidade de Astorga, resultou em um mini-documentário sobre o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). As histórias de vida retratadas ali falam de desafio e superação, principalmente, sobre como a educação é uma ferramenta de mudança social.

Cinema na Escola em Astorga | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Já para a terceira etapa do projeto Cine Móvel em Astorga, o Cinema na Escola visitou o Colégio Estadual Egídio Ballarotti na tarde de 14/06. Foi um momento de conhecer novas realidades e de apresentar facetas diferentes do cinema: como podemos falar sobre redes sociais, trabalho, sociedade, futuro..?

Cinema na Escola em Astorga | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Os jovens de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental puderam acompanhar os protagonistas de “Uótizap” e “Menino da Gamboa” que, por exemplo, parecem estar em universos opostos – mas ambos se conectam com os desejos, medos e sonhos de uma criança. Assim como em “Asteroid Attack” e “Chiclete Balão”, que mergulham na fantasia em mundos diferentes, mas questionam o mundo real.

Uótizap | Diretor: Marcelo Branco


Com a presença do diretor Marino Martioli, a discussão rendeu perguntas e partilhas sobre os sentimentos causados pelos filmes – espanto, choro, riso, emoção. Agradecemos a disponibilidade da escola em receber essa tarde recheada de arte e vida!

Cinema na Escola em Astorga | Cine Móvel – Lucas Ferreira