Cinema na Escola em Palmas

O projeto Cine Móvel, em sua última frente, leva uma sessão de filmes aos colégios estaduais de 39 municípios do Paraná. Com os mais diversos formatos e temas, todos eles são, no fundo, um grande panorama sobre a sociedade atual – e sobre como as crianças e os jovens se encontram nessa sociedade.

Cinema na Escola em Palmas | Cine Móvel – Lucas Ferreira

No dia 27/05 o Colégio Estadual Monsenhor Eduardo, em Palmas, acolheu o Cinema na Escola para essa sessão de filmes. A ação e velocidade de “Asteroid Attack” causou euforia e identificação, especialmente numa geração de crianças que cresceram à frente de telas de TV e celular. “Lá do Alto” emocionou a todos, já que fala com tanta delicadeza sobre laços familiares. Assim como pessoas deixam marcas inesquecíveis em nossas vidas, também os filmes são capazes de deixar.  

Cinema na Escola em Palmas | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Essa reflexão sobre o poder do cinema já havia ocorrido durante a Oficina de Cinema pelo Celular, no dia 19/03. Na ocasião, os filmes realizados também tocam temas profundos que não são facilmente esquecidos: bullying, preconceito e exclusão social.

Oficina de Cinema em Palmas | Cine Móvel: Lucas Ferreira e Aristeu Araújo.

Os estudantes partilharam suas impressões sobre a sociedade e o ambiente escolar, e como ambos podem ser colocados na tela do cinema. A experiência do Cine Móvel fez com que os alunos pudessem assistir filmes de maneira mais atenta, prestando maior atenção aos olhares e narrativas.