Cinema na Escola em Tibagi e Lapa

Missão em dose dupla

Cinema na Escola na Lapa | Cine Móvel – Lucas Ferreira

O dia 29/05 foi recheado de boas experiências e partilhas: durante a manhã fomos até a cidade da Lapa, no Colégio Estadual São José. A tarde, vencemos mais 165 quilômetros de estrada até Tibagi, no Colégio Estadual Professora Leopoldina Bittencourt Pedroso.

Fantasmo| Diretor: Mateus Loner

Apesar dos filmes apresentados durante a sessão do Cinema na Escola serem os mesmos, a percepção e olhar dos estudantes variou entre as regiões. Foi interessante notar, também, certas preferências narrativas: Lapa, a cidade do curta-metragem “A Faxineira” (12/03), tem mais propensão ao cinema de ação e suspense. “Asteroid Attack” e “Fantasmo” foram aplaudidos e discutidos em suas questões como solidão, desafios do dia-a-dia, o sobrenatural e o medo. Os limites entre a vida real e a fantasia.

Cinema na Escola em Tibagi | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Já em Tibagi, onde foram produzidos os curtas “Luz Própria” e “Uma Dança na Escuridão” (23/04), filmes como “Lá do Alto” e “Menino da Gamboa” foram os mais comentados durante o debate. O teor dramático dessas produções é delicado porém forte e marcante. Falam de questões muito sensíveis e que nem sempre são abordadas da melhor maneira. Morte, família, preconceito, depressão… temas sempre atuais.

Menino da Gamboa | Direção: Pedro Perazzo e Rodrigo Luna

Com turmas atentas, as partilhas foram proveitosas e recheadas de ideias. Encerramos as atividades do Cine Móvel em ambas cidades com sucesso. Missão cumprida!

Cinema na Escola na Lapa | Cine Móvel – Lucas Ferreira