Cinema para crianças e adolescentes em Califórnia

A manhã do dia 23/05 na cidade de Califórnia contou com a presença do Cine Móvel. O projeto da Bienal de Curitiba finalizou sua passagem, com o intuito de levar o cinema e a cultura para escolas estaduais do interior do Paraná.

Cinema na Escola em Califórnia | Cinema na Escola – Lucas Ferreira

No Colégio Estadual Talita Bresolin o evento aconteceu com crianças inicialmente receosas sobre o que o Cinema poderia lhes ofertar. Mas, apresentando uma série de curta-metragens que falam sobre diversos temas como família, amizade, sonhos e futuro, os oficineiros Felipe e Lucas foram aos poucos quebrando a timidez da turma e lhe mostrando a magia do cinema, onde tudo é possível.

Lé Com Cré | Direção: Cassandra Reis

Lé com Cré” arrancou risos pela inocência infantil e pela doçura da animação em stop-motion de bonecos: em tela, as crianças se tornaram animais de massinha! Em “Asteroid Attack” os olhos brilharam pela jornada do herói, principalmente daqueles que gostam de video-game.

Asteroid Attack | Dir. José Pedersen e Esteban Pedrozo

Durante a reflexão, a turma foi convidada a pensar se já viveu situações como as que viram em tela, tanto a mais fantasiosa como em “Chiclete Balão” quanto a mais real como em “Menino da Gamboa”. Quando consegue se identificar com a narrativa, o estudante passa a entender melhor a mensagem das cenas.

Cinema na Escola em Califórnia | Cinema na Escola – Lucas Ferreira

As situações partilhadas em sala de aula mostraram que, ao final do Cinema na Escola, a turma estava ansiosa por mais manhãs como aquela: cheias de criatividade, arte e cultura na escola!