Consciência e o poder do cinema para jovens em Ibiporã

O convite à reflexão se estende por todo o projeto Cine Móvel. Com uma seleção de filmes curta-metragens que versam sobre família, relacionamentos, trabalho e futuro, medos e desejos, a intenção da etapa Cinema na Escola é aquecer questionamentos sobre o que se vê em tela grande – e o que se vê no dia-a-dia.

Cinema na Escola em Ibiporã | Cine Móvel – Lucas Ferreira

 

Cerca de 30 alunos do Colégio Estadual do Jardim San Rafael, de Ibiporã se reuniram na manhã de 24/05 para a exibição e debate sobre filmes. Na biblioteca do colégio, ambiente já regado de cultura e conhecimento, os oficineiros Felipe e Lucas buscaram fazer uma ponte entre a teoria, a prática e o olhar crítico no Cinema.

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Porecatu | Crédito: José Neto

A turma certamente já está preparada para discutir assuntos sérios da vida, mesmo que abordados de forma leve como em “Lá do Alto” e “Fantasmo”. Com delicadeza narrativa e estética, ambos os curtas mostram pequenos protagonistas que se deparam com desafios. Como enfrentá-los torna-se o tema chave de toda a reflexão.

Lá do Alto | Direção: Luciano Vidigal

A necessidade do diálogo também já tinha sido mostrada nos filmes que as equipes desenvolveram para a Oficina de Cinema pelo Celular realizada no colégio no dia 12/04. “Cegos” e “(Des) Igualdade” são críticas sociais fortes.

Cinema na Escola em Ibiporã | Cine Móvel – Lucas Ferreira

O processo de formação de consciência desses jovens passa, desde já, pela valorização do audiovisual como meio de comunicação e educação. O projeto Cine Móvel encerrou com êxito sua participação em Ibiporã!

 

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Ibiporã | Créditos: Paulo Crincev – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã