Crescer e pensar em Rondon

O Cine Móvel finalizou sua experiência na cidade de Rondon, a 570 quilômetros de distância da capital, na tarde de 13/06. Após o sucesso da Oficina de Cinema pelo Celular e do Cinema na Praça, realizados anteriormente em março do mesmo ano, chegou a hora de realizar a última etapa.

Cinema na Escola em Rondon | Cine Móvel – Lucas Ferreira

O Cinema na Escola, evento que propõe a exibição de filmes como ferramenta para debate, levou uma seleção de curta-metragens sobre a “vida real”: sociedade, família, trabalho, redes sociais, sonhos e medos. Os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Castro Alves, já entrando numa fase de escolhas definitivas para a vida, puderam refletir sobre o passado e futuro.

Através de histórias curtas e de formato simples, que geraram fácil identificação, os estudantes puderam partilhar suas dúvidas e como se sentem em relação a sua maturidade, como se relacionam com seus familiares e como planejam a vida depois da escola.

Cinema na Escola em Rondon | Cine Móvel – Lucas Ferreira

O Melhor Som do Mundo”, por exemplo, fala da busca incessante de um menino por seu objetivo, a coisa mais preciosa de sua vida: o som perfeito. Será que essa obstinação infantil continua na vida adulta, mas de outras formas? A busca pelo emprego perfeito, por títulos acadêmicos, por relacionamentos duradouros? O debate se estende.

O Melhor Som do Mundo | Direção: Pedro Paulo de Andrade.

Os curta-metragens roteirizados e filmados na Oficina de Cinema pelo Celular, “Reações em Cadeia” e “A Verdadeira Vida de Um Aluno”, também foram exibidos na mesma manhã. Os estudantes, se vendo na tela grande, sentiram-se dispostos a valorizar o audiovisual como ferramenta de mudança social.

 

Com temáticas e formatos opostos, “Reações em Cadeia” é um drama sobre as consequências do bullying e do preconceito sofridos dentro do ambiente escolar. Consequências evitáveis ou não? Já “A Verdadeira Vida de Um Aluno” é uma comédia na qual todo jovem vai se reconhecer: a rotina de um estudante normal.

 

Os filmes já estão disponíveis no canal da Bienal de Curitiba no YouTube.

Cinema na Escola em Rondon | Cine Móvel – Lucas Ferreira