Debates sobre cinema e vida em Wenceslau Braz

 

Os filmes escolhidos para compor uma sessão de reflexões e debates nos colégios estaduais de 39 municípios do Paraná são uma mescla de pensamentos sobre vida em sociedade e vida interior. O Cinema na Escola foi a terceira etapa do projeto Cine Móvel da Bienal de Curitiba.

Cinema na Escola em Wenceslau Braz | Cine Móvel – Lucas Ferreira

No dia 16/05 o Colégio Estadual Dr. Sebastião Paraná, em Wenceslau Braz, acolheu o Cinema na Escola para essa sessão de filmes. Os alunos, que têm entre 14 e 17 anos, assistiram atentos a filmes como “O Melhor Som do Mundo” e “Menino da Gamboa”, premiados em festivais de cinema de curta-metragem. Já tendo realizado seus próprios filmes na Oficina de Cinema pelo Celular (ocorrida no dia 18/04), “Viação Garcia” e “Um Dia no CESP”, a apreensão foi diferente.

O Melhor Som do Mundo | Direção: Pedro Paulo de Andrade.

Os estudantes partilharam suas impressões sobre a sociedade, sobre suas intenções para o futuro e sobre como o cinema passou a ser visto de forma mais curiosa. A experiência do Cine Móvel fez com que os alunos pudessem assistir filmes de maneira mais atenta, prestando maior atenção aos olhares e narrativas que são contadas em tela grande.

Cinema na Escola em Wenceslau Braz | Cine Móvel – Lucas Ferreira

 

Já na etapa da Oficina, o grupo de alunas e alunos pareceu disposto a colocar suas ideias em ação. Contando histórias macabras ou histórias do cotidiano, desde então o estudo da arte se mesclou com o estudo sobre a vida em sociedade.

O bom acolhimento do colégio foi importante para a execução dos projetos dos estudantes, e também da ótima noite do Cinema na Praça (27/04), que reuniu familiares e amigos.