Estética e filmes de gênero em Rio Negro

 

Seguindo sua itinerância, a equipe do Cine Móvel chegou a Rio Negro para a terceira e última etapa do projeto: o Cinema na Escola.

Cinema na Escola em Rio Negro | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Após o sucesso da Oficina de Cinema pelo Celular em 25/04 e o Cinema na Praça em 07/05 na Praça João Pessoa, a última fase do projeto chega para exibir uma sessão de filmes na escola.

O Colégio Estadual Barão de Antonina em Rio Negro reuniu uma turma agitada de estudantes na tarde de 30/05 e, a partir do estudo histórico do cinema, eles puderam engajar um debate sobre os curta-metragens escolhidos. A sessão de Cinema na Escola contou com filmes de simplicidade estética e narrativa, para que os alunos se divertissem e pudessem partilhar suas ideias.

A turma, que durante a Oficina realizou os curtas “A Fera e A Bela” e “A Escola do Horror, já era claramente cativada por filmes de gênero. Dentre os selecionados, com certeza “Asteroid Attack” e “Fantasmo” foram alguns dos mais bem recebidos. Tanto por suas estéticas bem marcadas na direção de arte e animação, quanto por suas histórias que brincam com o desafio do sobrenatural.

Asteroid Attack | Dir. José Pedersen e Esteban Pedrozo

Além dos filmes escolhidos pela curadoria do Cine Móvel, os filmes da própria turma também foram exibidos mais uma vez. Eles puderam apontar pontos positivos e negativos, e como a experiência de filmar suas próprias criações foi importante para que o amadurecimento de sua criatividade e identidade.

 

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Rio Negro | Crédito: José Neto