Interpretação de texto e imagem em Loanda


O Colégio Estadual Guilherme de Almeida acolheu o projeto Cine Móvel desde seu início, com a Oficina de Cinema pelo Celular realizada no dia 26/03.

Cinema na Escola em Loanda | Cine Móvel – Lucas Ferreira

A atenção e disponibilidade dos alunos em relação ao audiovisual se refletiu em uma produção de qualidade, crítica social e reflexão: “O Último Lance” e “Um Grito no Silêncio” foram exibidos em tela grande durante o Cinema na Praça, em 09/04, na Praça Doutor Ugo Roberto Acorssi. Aplaudidos e elogiados, os curta-metragens estudantis usaram a linguagem do cinema para tocar o público com histórias emocionantes.

Cinema na Escola em Loanda | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Uma educação atenta às mudanças da sociedade, sensível para temas relevantes e disposta a transformar a sala de aula em debate: os avanços e a qualidade de produção dos estudantes. Para o Cinema na Escola, dia 14/06, se reuniram os alunos que já haviam participado da oficina e outros alunos que também desejavam ver a exibição dos filmes.

Cinema na Escola em Loanda | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Os filmes selecionados tratavam de redes sociais e jogos, família, trabalho, sociedade, sonhos e medos. Desde animações simples e inocentes como “Chiclete Balão” até narrativas mais densas como “Menino da Gamboa”, cada uma das histórias tinha elementos de identificação com a realidade dos jovens de Loanda. Assim, as discussões puderam tocar pontos particulares.

Menino da Gamboa | Direção: Pedro Perazzo e Rodrigo Luna

A turma acompanhou com atenção e empatia o desenrolar de cada personagem em tela: foi uma manhã de risadas, emoção e reflexão. Além disso, foram também exibidos os curta-metragens produzidos na Oficina. Ambos já estão disponíveis online, vale a pena conferir no canal da Bienal de Curitiba no YouTube!

Cinema na Escola em Loanda | Cine Móvel – Lucas Ferreira

A participação desses jovens estudantes no projeto Cine Móvel certamente os acompanhará por toda a vida. A leitura do cinema é, também, uma leitura da história e da sociedade!