Memórias, vida e cinema em Ivaiporã

Memórias, vida e cinema

Cinema na Escola em Ivaiporã | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Que a arte do Cinema é a arte de congelar o tempo, tornar pessoas e cenas imortais, disso todos já sabemos. Mas que dessa “imortalidade” podemos estudar as relações entre pessoas e culturas através de décadas de história, alguns parecem ainda não saber! O projeto Cine Móvel promove estudos de cinema para jovens e adolescentes.

Cinema na Escola em Ivaiporã | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Na cidade de Ivaiporã, o projeto fez sua última parada com o evento Cinema na Escola na tarde do dia 05/06. O Colégio Estadual Bento Mossurunga acolheu de braços abertos a iniciativa de exibir filmes e debatê-los: o incentivo a outras formas de estudo, “sair da caixinha”, é importante também para que os estudantes se sintam capacitados a ver o mundo por diversos olhares.

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Ivaiporã | Crédito: José Neto.

Reunindo três turmas e cerca de 75 alunos, de início a sessão de curta-metragens foi agitada. Com a ajuda de professores e da equipe pedagógica, aos poucos eles puderem se acalmar para apreciar os filmes com maior atenção. Chegada a hora das discussões, já haviam entendido que é preciso silenciar para ouvir a voz do outro.

A partir da humildade e força do protagonista de “Menino da Gamboa”, puderam discutir seus papéis como jovens na sociedade atual e seus sonhos, profissionais ou não, para o futuro. Também “Fantasmo” foi um ponto de discussão sobre medos reais e “irreais”, desde o sobrenatural até o medo do que fazer na vida adulta! Os alunos falaram também sobre a necessidade do respeito e do diálogo.

Menino da Gamboa | Direção: Pedro Perazzo e Rodrigo Luna

Mas é preciso louvar a atuação criativa, ousada e crítica dos alunos do Bento Mossurunga que participaram da Oficina de Cinema pelo Celular, ocorrida dia 02/04. As produções “O Tempo Não Para” e “Sombra do Passado” tem formatos experimentais, em stop-motion e tomada única acelerada. Sobre “sair da caixinha”, estes alunos já estão acostumados! As produções já estão disponíveis no canal do YouTube da Bienal de Curitiba.

 

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Ivaiporã | Crédito: José Neto.