Oficina de Cinema em Astorga

Projeto Cine Móvel realiza Oficina de Cinema em Astorga:

 

Oficina de Cinema em Astorga | Cine Móvel – Lucas Ferreira

 

Colégio Estadual Serafim França, na cidade de Astorga, participou da Oficina de Cinema pelo Celular proposta pelo Cine Móvel no dia 10/04. Alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) acolheram os oficineiros em uma aula diferente: sobre artes plásticas, literatura, música, filosofia e história… sobre cinema! Esta arte, tão completa e tão presente no cotidiano, mesmo que às vezes não percebamos.

Oficina de Cinema em Astorga | Cine Móvel – Lucas Ferreira

O projeto, filmado dentro do próprio colégio, fala de algo intrínseco a toda proposta do Cine Móvel: educação. Os alunos produziram um documentário sobre o EJA, as histórias de desafios e superação que venceram para buscar a escolaridade. Diversos olhares e realidades passam pela lente da câmera do celular, e tocam o coração dos espectadores.

Oficina de Cinema em Astorga | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Ao enfatizar a necessidade da educação, relembramos a importância da orientação e apoio dos professores em sala de aula, dos diretores e equipe pedagógica empenhada em ir além do básico: empenhados a ensinar, verdadeiramente.

Oficina de Cinema em Astorga | Cine Móvel – Lucas Ferreira

O curta-metragem foi exibido durante o Cinema na Praça, que ocorreu na quadra poliesportiva do próprio Colégio Estadual Serafim França no dia 03/05. Infelizmente, por uma falha de comunicação, grande parte da comunidade externa não teve acesso ao evento. Os próprios alunos do colégio, porém, puderam assistir a este filme e também ao longa-metragem Pela Janela, de Caroline Leone. Confira como foi o evento aqui.

 

Filme produzido

A ficha técnica completa está disponível nos créditos do filme.

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Serafim França partilham suas dificuldades e motivações para buscar o estudo. Apesar de tantos obstáculos, o caminho para o futuro se constrói através do conhecimento.