Oficina de Cinema em Califónia

Cine Móvel realiza Oficina de Cinema pelo Celular em Califórnia:

Oficina de Cinema em Califórnia | Cine Móvel – Lucas Ferreira

 

O ciclo vicioso das redes sociais não precisa tornar-nos insensíveis ao mundo que nos rodeia. A intenção da Oficina de Cinema é justamente mostrar como o jovem pode se expressar e produzir arte com um objeto cotidiano: o celular.

Através da história do Cinema e as bases dessa linguagem, o projeto Cine Móvel procura inovar meios de ensino para que os jovens saibam como lidar com o audiovisual em suas vidas: televisão, cinema, YouTube, etc,.

No Colégio Estadual Talita Bresolin, alunos de 14 a 18 anos participaram da oficina no dia 05/04. A criação e roteiro foram totalmente escritas pelos próprios estudantes, e a produção foi filmada também durante o período, dentro do próprio colégio. O ambiente e a vivência em grupo inspiraram o filmeUm Bom Gesto”,  que mostra o acolhimento de um jovem tímido, vítima de bullying, por novos amigos. Já “Califórnia 1982” é uma ficção policial, que nos remete aos filmes noir, onde uma dupla de detetives precisa solucionar um caso de assassinato.

A equipe técnica é composta de alunos que exerceram, durante a oficina, todo o manejo de equipamentos e roteiro. Os curtas já estão disponíveis no YouTube. A primeira exibição pública foi feita durante o Cinema na Praça na Quadra do Clube do Irmão Caçula no dia 13/05. A ocasião reuniu amigos e familiares dos estudantes, além de toda a comunidade.Confira como foi o evento aqui.

Filmes produzidos

A ficha técnica completa está disponível nos créditos do filme.


Um rapaz, vítima de bullying, é ajudado por um grupo de adolescentes na escola. Assim, aprende a superar seus traumas.


Após um assassinato e depoimento de uma testemunha, uma dupla de detetives investiga o homicídio. Os policiais não contavam, porém, com a aparição do assassino na cena do crime. Uma grande revelação está prestes a acontecer.