Oficina de Cinema em Laranjeiras do Sul

Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça!

A quinta-feira 21/03 foi especial para um grupo de alunos do Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul. Cerca 30 jovens participaram da Oficina de Cinema pelo Celular proposta pelo projeto Cine Móvel, que contou com teoria e prática sobre o mundo do audiovisual.

Oficina de Cinema em Laranjeiras do Sul | Cine Móvel: Lucas Ferreira e Aristeu Araújo.

Partindo da famosa premissa de Glauber Rocha, os alunos, após estudarem a história e a linguagem básica do cinema, tiraram suas ideias do papel. Divididos em duas equipes, eles elaboraram roteiros de ficção que tocam em temas como família, vida e amor. “A Briga” mostra as consequências trágicas de uma discussão evitável; enquanto “Lembranças” fala de marcas que nunca se apagarão. Tristes lembranças deixadas pela morte de um familiar.

Oficina de Cinema em Laranjeiras do Sul | Cine Móvel: Lucas Ferreira e Aristeu Araújo.

Ao fim do dia, provaram que o cinema é a arte da comunicação: através de curtas histórias, nos lembram que devemos valorizar a todo momento as pessoas que amamos.

Oficina de Cinema em Laranjeiras do Sul | Cine Móvel: Lucas Ferreira e Aristeu Araújo.


Os filmes foram recebidos com aplausos e emoção de amigos e familiares durante o Cinema na Praça, segunda etapa do projeto. Na noite de 04/04, Laranjeiras do Sul se reuniu na Praça da XV para assistir as produções dos estudantes, além do longa-metragem O que queremos para o mundo?, de Igor Amin. .Confira como foi o evento aqui.

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Laranjeiras do Sul | Crédito: José Neto

 

Filmes produzidos

A ficha técnica completa está disponível nos créditos do filme.

 

Uma briga familiar tem consequências dramáticas.

 


Tristes lembranças marcaram o dia mais especial da vida de uma garota: sua festa de quinze anos.