Oficina de Cinema em Loanda

Lições de vida e união em Loanda, Paraná

A Oficina de Cinema pelo Celular proposta pelo projeto Cine Móvel, da Bienal de Curitiba, teve um significado todo especial na cidade de Loanda. As temáticas abordadas refletem uma geração de jovens conscientes de seu papel no mundo.

Oficina de Cinema pelo Celular – Loanda | Cine Móvel 2019 – Lucas Ferreira

Cerca de 30 estudantes do Colégio Estadual Guilherme de Almeida, com idades entre 14 e 19 anos, passaram a manhã do dia 26/03 discutindo e refletindo sobre a História da Arte e a História do Cinema. A parte teórica da oficina tem o intuito de mostrar como o cinema e a sociedade estão interligados. Já na parte prática, o objetivo é encorajar os alunos a também fazerem parte dessa História.

Oficina de Cinema pelo Celular – Loanda | Cine Móvel 2019 – Lucas Ferreira


Dois curta-metragens foram roteirizados, produzidos e filmados. “O Último Lance” fala sobre auto-confiança, superação e o valor da amizade no ambiente escolar, ao retratar um jogador de futebol que precisa reunir forças e provar que ainda é capaz. Em “Um Grito no Silêncio”, com referência à tragédia ocorrida em Suzano – SP em março de 2019, os alunos tentam responder a difícil, mas necessária, questão: o que pode ser feito para combater o bullying e impedir o crescimento da violência?


As fichas técnicas completas estão disponíveis nos créditos dos filmes.

Sinopse: Um ex-atleta desacreditado por todos bate o pênalti decisivo dos jogos escolares, trazendo assim o título para a escola.

 

Sinopse: A violência não precisa ser a resposta. Onde falta empatia, o bullying acontece. Como resolver esse problema?

 

Os filmes foram recebidos com orgulho e emoção por amigos e familiares durante a primeira exibição pública, no Cinema na Praça, que aconteceu no dia 09/04 na Praça Doutro Ugo Roberto Acorssi. O evento gratuito, destinado à toda comunidade, contou também com o filme Benzinho, do diretor Gustavo Pizzi. Uma noite inesquecível em Loanda! Confira como foi o evento aqui

 

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Loanda | Crédito: José Neto