Oficina de Cinema em Porecatu

Uma tarde dedicada à sétima arte na cidade de Porecatu, Paraná:

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Porecatu | Crédito: José Neto

No dia 11/04, os alunos do Colégio Estadual Ricardo Lunardelli puderam participar da Oficina de Cinema pelo Celular proposta pelo projeto Cine Móvel da Bienal de Curitiba. A experiência de preparação de ideias, roteirização, produção e filmagem proporcionou uma manhã especial para os jovens, que têm idade entre 14 e 18 anos.

Oficina de Cinema em Porecatu | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Levar o Cinema como estudo, teoria e prática para diversas cidades do interior do Paraná é o objetivo do Cine Móvel: estudar cinema também é estudar a sociedade, a cultura e as relações sociais.

Oficina de Cinema em Porecatu | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Os curta-metragem produzido pelos estudantes partem da temática da memória: em “Memórias do Amanhã”, uma jovem sofre um acidente e entra em coma. Ela passa a rememorar passagens de sua vida, seus amigos, os caminhos que percorreu. Aqui, os mistérios da mente humana e a profundidade de memória são o mote. Já em “O Tempo que Não Volta”, os alunos partem de lembranças muito pessoais: a infância. Bons momentos, inesquecíveis, que não voltarão jamais.

Oficina de Cinema em Porecatu | Cine Móvel – Lucas Ferreira

As Oficinas de Cinema pelo Celular tomam por ponto de partida o envolvimento emocional que essa arte tem, e como ela surgiu. A meta é mostrar como pode ser uma poderosa forma de expressão pessoal.

Oficina de Cinema em Porecatu | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Os curta-metragens já estão disponíveis no YouTube.A primeira exibição pública foi feita durante o Cinema na Praça, promovido pelo Cine Móvel, na Quadra do Colégio Estadual Professor Malvino de Oliveira no dia 22/04 em Porecatu. A ocasião reuniu amigos e familiares dos estudantes, além de toda a comunidade.Confira como foi o evento aqui.

Filmes Produzidos

A ficha técnica completa está disponível nos créditos do filme.

Um dia você e seus amigos foram brincar na rua pela última vez, e nem perceberam que era a última vez….


Após um acidente, garota entra em coma e começa a ter lembranças de momentos de sua vida.