Oficina de Cinema em Tibagi

Emoção e sensibilidade na Oficina de Cinema da Bienal de Curitiba:

Os alunos do Colégio Estadual Leopoldina Bittencourt Pedroso mergulharam de corpo e alma na proposta do projeto Cine Móvel! A oficina de teoria e realização cinematográfica para cerca de 20 jovens foi proveitosa e intensa em Tibagi no dia 23/04. A atenção e apoio dos professores em sala de aula refletem o sucesso do evento!

Oficina de Cinema em Tibagi | Cine Móvel | Lucas Ferreira

Partindo do objeto mais comum da vida do jovem moderno – o celular, a intenção é trazer o cinema para o dia-a-dia como expressão artística e meio de conexão com a sociedade. Mostrando consciência dos desafios atuais como bullying, preconceito, depressão e ansiedade, estudantes puderam se empenhar em suas próprias criações.

 

Os alunos abordaram com delicadeza e seriedade tais temas, que são recorrentemente discutidos em sala de aula com professores e equipe pedagógica. A decisão de como filmar as cenas é importante para que as temáticas não sejam espetacularizadas, e sim tratadas de forma séria e acolhedora.

Oficina de Cinema em Tibagi | Cine Móvel | Lucas Ferreira

O filme “Luz Própria” mostra a trajetória de uma jovem que decide, finalmente, procurar ajuda psicológica para vencer suas angústias. Ela logo começa a perceber que precisa valorizar-se, cuidar de si mesma, para assim vencer seus problemas. “Uma Dança na Escuridão” também mostra o desafio de superação. Uma jovem passa a ver sentido na vida através da arte, da expressão corporal: a dança. Assim ela consegue vencer uma grande depressão que a aflige.

 

Os curtas já estão disponíveis no YouTube. A primeira exibição pública foi feita durante o Cinema na Praça, promovido pelo Cine Móvel, na Praça Edmundo Mercer no dia 10/05 em Tibagi. Contando com a presença de amigos e familiares orgulhosos, os curta-metragens foram aplaudidos.Confira como foi o evento aqui.

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Tibagi | Crédito: Equipe Cine Móvel

 

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Tibagi | Crédito: Equipe Cine Móvel

Filmes produzidos

A ficha técnica completa está disponível nos créditos do filme.

Após um relacionamento marcante, Sophia tenta seguir em frente, mas as lembranças do passado não a deixam.


Mesmo em meio à angústia e ansiedade, ela viu na arte uma maneira de sair da escuridão.