Olhos brilhantes e experiências inesquecíveis em Cruzeiro do Oeste

Olhos brilhantes e experiências inesquecíveis:

Mais uma semana de missão do projeto Cine Móvel se encerrou da melhor forma possível! O Cinema na Escola foi recebido por turmas do sexto ano do Colégio Estadual Cruzeiro do Oeste na manhã de sexta-feira 07/06.

Cinema na Escola em Cruzeiro do Oeste | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Com uma sessão de filmes em curta-metragem, o Cinema na Escola busca consolidar a arte do audiovisual no imaginário dos jovens. Além disso, é importante que cada aluno e aluna saia do projeto sentindo-se, também, capaz de se expressar de forma artística; capaz de se comunicar com a sociedade. Seja por meio do celular, seja por meio da tela grande do cinema!

 

Os filmes produzidos na Oficina de Cinema pelo Celular (dia 28/03), “Colégio Estadual Cruzeiro do Oeste” e “A Despedida”, ambos influenciados pela convivência diária no ambiente escolar, já são um exemplo de como o audiovisual é capaz de falar de questões pessoais e coletivas de forma expositiva e poética ao mesmo tempo. A linguagem do documentário que se mescla com a ficção é já bastante conhecida e os alunos souberam utilizá-la bem.

Cinema na Escola em Cruzeiro do Oeste | Cine Móvel – Lucas Ferreira

A sessão de debates foi realizada com uma turma atenta, silenciosa e pronta para ouvir o outro. Diferente de turmas mais velhas, os alunos do 6º ano estavam mais dispostos a partilhar suas ideias depois dos filmes! Com os olhos brilhando, focados na tela grande, acompanharam cada riso e cada movimento.

 

A partilha foi ampla, diversa e muito divertida: muitos alunos puxaram suas memórias dos filmes e da vida real, elencando assuntos e assim criando uma cadeia espontânea de ideias e vivências.

Oficina de Cinema em Cruzeiro do Oeste | Cine Móvel: Lucas Ferreira e Aristeu Araújo.

Com filmes adequados para a fase de crescimento e maturidade daqueles estudantes, o Cinema na Escola promoveu um encontro de cultura e histórias de vida em Cruzeiro do Oeste.