Reflexões, debates e uma recepção animada em Assaí

A última etapa do projeto Cine Móvel, o Cinema na Escola, chegou ao município do Assaí na tarde do dia 10/06. A atividade contou com uma acalorada recepção por parte dos alunos, que receberam nossos produtores em coro: “Boa tarde, sejam muito bem-vindos ao auditório!”

Cinema na Escola em Assaí | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Assim como aconteceu nas demais cidades selecionadas pelo Cine Móvel, os alunos do Colégio Estadual Barão do Rio Branco puderam assistir a uma seleção de curta-metragens nacionais e internacionais, com temáticas que abordam as mais variadas abordagens. Além disso, puderam conferir os curtas produzidos por estudante da escola, filmes criados durantes as Oficinas de Cinema pelo Celular.

 

Os filmes selecionados

Essa etapa do Cine Móvel, o Cinema na Escola, estimula os estudantes a refletirem nossa sociedade. Os estudantes assistiram filmes com classificação livre, adequados para a fase de crescimento e maturidade que possuem. Os temas abordam trabalho, família e redes sociais. Os diferentes tipos de animação e live-action (atuação de seres humanos) relembram filmes conhecidos da história do cinema, da cultura pop e do imaginário infanto-juvenil.

A sessão de debates realizada após os filmes é uma ótima forma incentivo para que a empatia faça parte de suas vidas, e que assim possam se relacionar e compreender melhor as diferentes realidades que nos cercam.

Os curtas produzidos durante o Cine Móvel

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Assaí | Crédito: José Neto

Os filmes produzidos na escola foram inspirados em histórias já existentes e bem conhecidas. As releituras são adaptações de “Mistério de Amtyville”, de Jay Anson (1977) e a saga “Harry Potter” de J.K. Rowling (1998-2007).

Em “Mistério de Amtyville”, a história de manicômio que foi transformado em escola, e é  assombrado. Já em “O Conto dos Três Irmãos ”, sem saber das inevitáveis consequências de Morte, três irmãos que decidem desafiar a sorte.

Para saber mais

O Cine Móvel também passou por Assaí com o Cinema na Praça. Confira como foi aqui.

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Assaí | Crédito: José Neto