Risos e reflexões em Faxinal

O momento mais gratificante para a equipe do projeto Cine Móvel é quando conseguimos gerar identificação. No Colégio Estadual do Campo Fernando Sontag, na cidade de Faxinal, os jovens estudantes assistiram com atenção os filmes selecionados. Risos, emoção e reflexão foram as palavras-chave da tarde de 03/06.

 

Cinema na Escola em Faxinal | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Não habituados ao bombardeio diário de imagens na televisão, tela grande e na tela do celular, os alunos do colégio prestaram atenção em cada detalhe dos curta-metragens. Vencendo uma timidez inicial, conseguiram partilhar suas visões sobre o que viram.

 

Cinema na Escola em Faxinal | Cine Móvel – Lucas Ferreira

Em “Menino da Gamboa”, emoção e laços de família; em “Uótizap”, o perigo da falta de atenção ao mundo que nos rodeia.

Menino da Gamboa | Direção: Pedro Perazzo e Rodrigo Luna

Sendo o Colégio Estadual Fernando Sontag mais afastado do centro de Faxinal, a maior parte dos alunos infelizmente não conseguiu participar do evento Cinema na Praça, no dia 30/04 na Praça Teotônio Vilela. Podendo finalmente assistir suas próprias criações na tela grande, houve um misto de risada, vergonha e encantamento: a sensação é de que sentiram-se valorizados por poderem expressar sua criatividade.

Cinema na Escola em Faxinal | Cine Móvel – Lucas Ferreira

 

A escola foi, também, muito atenciosa e receptiva ao projeto Cine Móvel. Este zelo por uma experiência diferenciada em sala de aula é importante para que se dê continuidade à essa expressão cultural.

Cine Móvel 2019 | Cinema na Praça em Faxinal | Crédito: José Neto